10 DICAS PARA ECONOMIZAR NA MUDANÇA

Uma mudança de país, estado, cidade ou somente de casa, não importa. Mudança é mudança e sempre vai gerar alguns transtornos. Mas, se você tiver algumas informações úteis à disposição, o processo fica mais fácil e tranquilo.

Confira 10 dicas que vão te ajudar (e muito!) a se organizar financeiramente e emocionalmente.

1. Organize-se com antecedência

Parece óbvio, mas essa é uma das dicas mais importantes. Seja uma mudança de país, estado, cidade ou somente de casa, começar montando um cronograma com a data em que tudo deve estar pronto para ser transportado é essencial para todo o processo. Além disso, organize-se financeiramente orçando o quanto você pode gastar e priorizando o que for urgente. Algumas empresas costumam cobrar menos se a mudança ficar marcada em um dia útil, durante a semana.

2. Faça uma lista de seus pertences

Como se já não bastasse ter tanta bagunça na casa nova, ter que se preocupar com objetos extraviados durante a mudança é um terror! Com a lista você terá controle de tudo o que foi para as caixas e, na nova casa, poderá conferir se nada ficou no meio do caminho.

3. Faça uma limpeza

Defina um dia para fazer uma faxina em todos os armários e separar aqueles objetos que você não usa há anos. Decida se vale a pena doar ou até mesmo vender para amigos ou em plataformas online.

4. Meça seus armários

É bem provável que muitas coisas que hoje cabem perfeitamente em sua casa não se encaixem na nova. Para não ser pego de surpresa, meça seus móveis e veja onde eles ficarão em cada cômodo do novo espaço, porque se eles não couberem, novos móveis precisarão entrar em seu orçamento e é bom saber disso o quanto antes.

5. Atenção para o plano de internet e telefone

Pode ser que seu pacote de internet e televisão não funcione em sua nova residência. Entre em contato com a sua empresa atual e se informe se precisará contratar um novo serviço para não ficar desconectado logo nos primeiros dias.

6. Empacote você mesmo

Existem empresas que disponibilizam funcionários que empacotam seus pertences, mas elas costumam ser mais caras. Para economizar, procure caixas em mercados e use-as para guardar suas coisas. Você pode envolver os objetos de vidro em lençóis ou toalhas e pode colocar seus livros em malas, para não correr o risco de alguma caixa muito pesada rasgar durante o transporte.

7. Mude aquilo que é possível com seu carro

Aproveite as idas ao novo domicílio para já levar algumas coisas. Se seu carro for grande, você pode levar boa parte das caixas e contratar um caminhão pequeno só para a geladeira, fogão e máquina de lavar, por exemplo.

8. Peça ajuda de familiares

Família que é família sempre está disposta a ajudar e sem cobrar nada! Peça que seus primos, tios ou até amigos próximos ajudem em todo o processo.

9. Cuidado com os alimentos!

Não adianta fazer as compras do mês dois dias antes de se mudar! Comece a esvaziar seus armários e geladeira cerca de uma semana antes do grande dia. Se a geladeira for transportada deitada, é preciso deixá-la em pé e desligada por pelo menos 8h ao chegar na nova casa para que ela não queime.

10. Tenha paciência

Veja os preços das transportadoras, da pintura e dos novos móveis (se realmente for muito necessário trocá-los). Esse não é o momento de ser impulsivo! Faça tudo com calma e não deixe para a última hora.

Dicas bem relevantes para você levar em consideração antes de uma mudança, não é mesmo? Aqui, você sempre fica bem informado!

Fonte: Casa e Jardim

____

Leia também:

  • Como decorar o primeiro apartamento gastando pouco? Clique aqui para descobrir.
  • Clique aqui e confira 10 passos para comprar o apartamento próprio com tranquilidade.

Deixe um comentário