COMO TIRAR MANCHA DE PORCELANATO?

Verdade seja dita: o porcelanato não é somente um piso bonito e sinônimo de bom gosto. O porcelanato também é prático e o queridinho no quesito facilidade de limpeza.

Essa praticidade, no entanto, não significa que certos cuidados sejam indispensáveis.

Para manter o seu porcelanato sempre com o aspecto de novinho é preciso, por exemplo, evitar o uso de produtos abrasivos, pois eles podem arranhar ou tirar o brilho. Mas, e o que fazer quando for necessário tirar aquelas sujeiras e manchas mais difíceis?

Confira as nossas dicas!

SUJEIRA PÓS-OBRA

A limpeza pós-obra é bem importante para a manutenção da beleza do piso por mais tempo. Ela deve ser feita com muito cuidado e, preferencialmente, até 14 dias após o rejunte. Isso facilitará a remoção dos excessos sem a necessidade de “raspar” o piso e, desse modo, evitará que ele seja arranhado.

Nessa primeira limpeza após a construção ou reforma, é necessário varrer a sujeira solta com uma vassoura de cerdas macias. Em seguida, utilize uma esponja macia umedecida em água limpa para remover a sujeira mais difícil ─ ignore as manchas de tinta por enquanto.

Para finalizar, utilize um produto de limpeza profunda, como um saponáceo, diluído em água para aplicar sobre o piso seco.

MANCHA DE TINTA

É comum que nos pós-obra se encontrem diversas manchas de tinta e elas não sairão facilmente, apenas com água e saponáceo. Para elas, existem removedores de tinta específicos para cada tipo de porcelanato, que deverão ser aplicados com um pano macio apenas nos locais das manchas.

Após remover a mancha de tinta, limpe o local com aquela esponja macia umedecida com água limpa outra vez.

MANCHA DE BEBIDAS

Bebidas, especialmente depois de secas, tem tendência a melar e grudar no chão. Na hora de remover pode parecer necessário usar uma esponja ou produtos abrasivos para facilitar o processo. Mas o fato é que esse ato simples e corriqueiro pode riscar e danificar o seu porcelanato, fazendo com que uma sujeira removível venha a se transformar em uma mancha definitiva.

Para evitar que isso ocorra, jogue água morna com sal sobre a mancha, espere a sujeira diluir e seque com um pano macio. A água oxigenada também funciona para decompor substâncias orgânicas e age mais rapidamente. Ela pode se usada, inclusive, na remoção de manchas em tecidos.

MANCHA DE CANETA

Quando você estiver diante daquela cena clássica, da criança com as canetinhas na mão desenhando no chão, não se desespere: o antídoto é bem simples. Basta umedecer um algodão em álcool ou removedor de esmalte e passar suavemente sobre a mancha de caneta e pronto. Para as tintas mais difíceis, como as de caneta permanente, você pode até derramar um pouquinho de álcool sobre ela e deixar agindo por alguns minutos antes de secar.

MANCHA DE GORDURA

As manchas de gordura são as mais traiçoeiras, pois vão se formando lentamente ao longo do tempo e quando você se dá conta, elas estão lá, apresentando uma grande dificuldade para serem retiradas.

Esse tipo de mancha é mais comum na cozinha e a melhor opção é prevenir. Portanto, adquira o hábito de sempre que cozinhar, especialmente frituras, passar um pano com desengordurante no chão depois que terminar. Desse modo, a gordura não se acumulará e você jamais terá problemas.

No entanto, se o estrago já está feito e as manchas estão lá, o ideal é começar deixando a área manchada de molho em água quente, a fim de amolecer a gordura acumulada.

Em seguida, use uma escovinha com cerdas macias umedecida em detergente alcalino diluído em água morna para soltar a gordura do piso. Depois que estiver solta, use um pano limpo e úmido para remover o excesso da água suja sobre o piso e finalize passando outro pano limpo umedecido em água com o saponáceo cremoso da sua preferência diluído nela. Seu piso parecerá novo!

MANCHAS NO REJUNTE DO PORCELANATO

É natural que, com o tempo, o rejunte do porcelanato comece a escurecer e ficar manchado, dando a impressão de que o piso está sujo mesmo quando está limpo.

Para resolver esse problema evite o uso de produtos, como a água sanitária e o cloro, pois eles tiram o brilho do porcelanato. Mas se quiser usar, tenha cuidado para aplicar somente no rejunte, sem deixar o produto entrar em contato com o piso.

A saída nesse caso é, mais uma vez, os saponáceos cremosos com a ajuda de uma escovinha com cerdas macias. Para manchas muito difíceis no rejunte, você até pode usar uma escova de dentes umedecida em cloro, mas, como citamos acima, com todo cuidado para não passar o produto no piso.

Essas dicas foram úteis? Comente aqui embaixo para que a gente sempre possa ajudar você!

Fonte: Imóvel Web

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário