GELADEIRA ECONÔMICA

QUAIS RECURSOS AJUDAM A GASTAR MENOS ENERGIA?

Se você está pensando em trocar de geladeira ou investir em um equipamento mais moderno, tenha em mente que o impacto que esse eletrodoméstico tem na conta de luz mensal não pode ser ignorado.

A seguir, confira dicas para escolher um refrigerador mais econômico para a sua casa.

EFICIÊNCIA

Para começar, é fundamental estar ciente de que o consumo de energia elétrica das geladeiras vai depender da capacidade de armazenamento. Modelos menores, com até 280 litros e congelador interno, consomem cerca de 25 KWh. Por outro lado, equipamentos duplex e cerca de 350 litros de capacidade gastam 53 KWh, em média, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Sabendo dessas informações, é importante entender que a capacidade do equipamento deve ser adequada à necessidade de quem vive na sua casa. Famílias numerosas, que recebem convidados e que fazem compras grandes uma vez por mês ou a cada 15 dias, vão precisar de refrigeradores com mais espaço.

A primeira dica, nesse sentido, é comparar a eficiência energética entre modelos equivalentes. Os selos da PROCEL ajudam nessa tarefa. Eles classificam o consumo de A a G e indicam se o equipamento consome mais ou menos eletricidade.

TECNOLOGIA INVERTER

É bom saber que o custo inicial de uma compra pode ser compensado no longo prazo. Se há alguns anos as geladeiras Frost Free já foram apontadas como vilãs da conta de luz, a adoção da tecnologia inverter em várias versões fez os aparelhos ficarem bem mais econômicos.

Isso porque esse tipo de compressor mais moderno atinge a temperatura ideal com mais eficiência que os convencionais. Ele opera de forma contínua, sem liga-desliga, e ajusta a rotação de acordo com o modo de utilização selecionado, o que acaba por poupar energia.

Geladeiras com dispenser de água, por exemplo, podem ajudar a economizar. O motivo? Elas evitam o abre e fecha da porta para quem bebe água gelada, mantendo a temperatura interna constante.

Outros recursos, como modo Festa e Férias, também tornam o refrigerador mais eficiente, adaptando o resfriamento de acordo com a demanda.

REGULAGEM DA TEMPERATURA

Outra vantagem de parte dos refrigeradores mais modernos é a regulagem de temperatura do freezer e do refrigerador de maneira independente. Por exemplo, se você tem muitos alimentos refrigerados, mas quase nada congelado, diminua o ajuste do freezer para o mínimo, mas mantenha a geladeira com potência maior.

Para quem adora pensar na vida com a geladeira aberta, alguns modelos chamam à realidade com avisos sonoros após alguns minutos. Basta fechar e o alarme cessa.

POSICIONAMENTO DO FREEZER

Geladeiras com uma porta, geralmente, têm capacidade menor. Elas gastarão menos, em princípio, pelas dimensões. Mas o abre e fecha para o acesso ao congelador vai ser um fator extra de gasto.

Por si só, o posicionamento do freezer não afeta o consumo energético, que vai depender do tipo de compressor. Mas saiba que as geladeiras Inverse ou Bottom Freezer são mais ergonômicas e deixam os alimentos do refrigerador ao nível dos olhos, podendo minimizar o tempo de abertura da porta pela facilidade de acesso.

CUIDADOS

Independentemente do tipo de geladeira, alguns cuidados de uso e manutenção também garantem um refresco para o bolso. Mantenha a regulagem da geladeira de acordo com a temperatura ambiente e a quantidade de alimentos armazenados.

Também evite instalar o eletrodoméstico perto de fontes de calor, como forno e fogão. Outra dica é esperar os alimentos esfriarem antes de guardá-los. Além disso, se o seu refrigerador precisa de degelo, faça o processo com regularidade.

Outras recomendações são manter as borrachas de vedação limpas e secas; não usar a grade traseira para secar roupas; não desligar o equipamento à noite; e abrir a porta apenas quando necessário.

Por fim, lembre-se que eletrodomésticos mais modernos contam com novas tecnologias e a economia de energia é sempre um ponto de destaque nos lançamentos.

Com essas dicas ficou mais fácil escolher a sua geladeira?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

COMO ORGANIZAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA PARA MELHORAR A CONVERSAÇÃO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

LIMPEZA, FAXINA E MANUTENÇÃO: SIGA UM CRONOGRAMA E FACILITE A SUA VIDA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário