COMO ORGANIZAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA PARA MELHORAR A CONVERSAÇÃO?

Você limpa a sua geladeira semanalmente? E como está a organização?

Organizar e limpar a geladeira semanalmente é essencial para afastar bactérias e odores desagradáveis. Mas não é só isso!

É importante armazenar os alimentos de forma adequada para que durem mais, afinal, com a bagunça reinando, muita coisa acaba estragando.

Confira as dicas para acabar de vez com o desperdício.

GELADEIRAS NOVAS

As geladeiras mais novas são projetadas para que cada tipo de alimento seja guardado no local adequado. Isso porque vários estudos mostram que assim se preserva a comida por mais tempo, evitando que ela estrague antes da hora.

PORTA

Na porta da geladeira, por exemplo, priorize os produtos que tombam e são menos sensíveis à temperatura, como condimentos, molhos, refrigerantes e sucos.

PRATELEIRA MAIS ALTA

Essa é normalmente a área mais fria da geladeira. Por essa razão, priorize ali alimentos que sofrem mais com a mudança de temperatura. Dê preferência aos produtos que você usa com mais frequência e às carnes e aos laticínios. Além disso, deixe os produtos mais altos ao fundo e os mais baixos à frente para não deixar aquele potinho pequeno esquecido.

NAS OUTRAS PRATELEIRAS

Já na segunda e na terceira prateleira, coloque os produtos industrializados ou prontos, como legumes cozidos e as sobras de refeições. Outra dica importante é nunca guardar os alimentos na panela em que foram preparados. O ideal é armazená-los em potes com tampa, o que economizará espaço dentro do eletrodoméstico. Opte por recipientes transparentes ou de vidro para saber exatamente o que tem dentro e a quantidade.

GAVETAS

As gavetas devem ser reservadas para verduras, frutas e legumes. Uma dica importante é sempre higienizá-los antes de colocá-los no refrigerador. Guarde as hortaliças em sacos bem fechados – isso ajuda na conservação por mais tempo. As frutas podem ser colocadas em potes plásticos com tampa ou vasilhas de inox cobertas com papel filme.

IMPORTANTE!

Alimentos que passam da data de validade exalam odores desagradáveis e ainda podem contaminar os que estão em bom estado. Por isso, crie o hábito de verificar se há alguma comida estragada na geladeira. E, caso você precise descongelar alimentos, use um prato para que o líquido eliminado não suje a geladeira.

MAIS DICAS PARA CONSERVAR O SEU REFRIGERADOR:

  • Na hora de higienizar a parte interna, desligue a geladeira da tomada e coloque os alimentos em recipientes que preservem sua temperatura. As peças soltas devem ser higienizadas primeiro. O ideal é lavá-las na pia, com o uso de uma esponja, do lado não abrasivo, para não riscar as peças, e com um lava louça que tenha o poder de eliminar as bactérias. Depois, basta enxaguar as peças e deixá-las escorrendo enquanto é feita a limpeza da parte interna do eletrodoméstico. Para isso, separe uma mistura de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 litro de água quente. Lave com pano úmido e seque bem com outra flanela. Isso ajudará a eliminar os odores indesejáveis da sua geladeira. Atenção: não use sabão ou detergente, pois eles podem deixar cheiro, e o odor pode ser absorvido pelos alimentos.
  • Derramou, limpou! O importante é limpar logo que algum líquido, especialmente, seja derramado dentro da geladeira. Isso porque, caso ele seque, fica mais difícil removê-lo. Outra dica é garantir que tudo esteja bem embalado ao ser armazenado no eletrodoméstico. Além disso, reforce a limpeza das bordas de potes antes de guardá-los.
  • Para a parte externa, a sugestão é dividir essa etapa da limpeza em duas categorias: semanal e sazonal. A primeira engloba a higiene das portas e bordas do eletrodoméstico. Para isso, use um pano umedecido com detergente neutro e água. Preste atenção nas áreas ao redor das alças, em que há contato com a mão. Já nas higienizações sazonais, opte por dar mais atenção às vedações da porta, utilizando água quente e detergente neutro. Seque bem com um pano limpo. Ao final, verifique se as vedações encaixam corretamente.

Essas dicas foram úteis? Comente aqui!

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário