ITÁLIA: BANCOS DE RUA SÃO IMPRESSOS EM 3D COM PLÁSTICO RECICLADO

A cidade de Lucca, na Itália, ganhou bancos de rua impressos em 3D feitos quase inteiramente com plástico reciclado. A ideia, da arquiteta Giulia del Grande – que se concentrou no tema para sua pesquisa de mestrado – foi produzida pelo estúdio R3direct. O estúdio é dedicado à impressão de objetos duráveis ​​e personalizáveis ​​com plásticos pós-consumo.

Para a execução do projeto – batizado de “segurança urbana todos os dias” (USE, na sigla em inglês) – foram reutilizadas cerca de 3.300 caixas TetraPak®. A composição do material final contém cerca de 75% de FiberPack®, material comumente encontrado em papel higiênico, guardanapos, toalhas de cozinha e similares, e os 25% restantes vêm de polietileno e alumínio, usados ​​como matérias-primas secundárias para a produção do módulo.

Depois de imprimir o design em 3D, a empresa convidou artesãos para refinar cada parte da cobertura, dando uma aparência mais amigável que combinasse com o cenário arquitetônico da cidade. O primeiro protótipo foi instalado em março e inclui um QR Code para os curiosos conhecerem os materiais utilizados na criação dos móveis.

Sustentabilidade, cuidado, ação! O mundo agradece.

Qual iniciativa sustentável já ganhou a sua atenção?

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário