ORGANIZE A CASA: DICAS PRÁTICAS PARA NÃO DESANIMAR

Começa assim: a gente vê a foto de uma casa toda organizada e logo quer uma igual. Mas, botar a mão na massa envolve doar coisas que não nos servem mais, consertar o que está quebrado, limpar tudinho e encontrar o lugar certo para cada item.

Que tal algumas dicas para encorajar o seu trabalho?

1. Marcar uma data para começar

A organização não vai começar no próximo sábado. Nem no domingo. Muito menos no feriado. Se você planeja organizar a sua casa, comece HOJE. Escolha um cômodo pequeno para dar aquele ânimo de ver um lugar pronto rapidinho. Vale iniciar pelo banheiro, por exemplo. Começar é o passo mais importante.

2. Não marcar uma data para terminar

Já começou? Parabéns! Agora termine. Procrastinar por meses para chegar a cada cantinho da casa só vai te desanimar. Um impulso extra: antes de começar a organização da cozinha, agende com uma instituição de caridade a retirada de doações. Aí você sabe que no dia marcado tudo terá que estar prontinho. Repita com todos os cômodos.

 3. Comprar organizadores

É tentador sair para comprar cabides novos, pastas transparentes e caixas plásticas. Sabemos bem disso. Mas, sem organizar tudo antes não dá pra saber o tanto de itens que serão necessários. Melhor ainda: pode ser que depois de tudo pronto, nem seja preciso gastar dinheiro com isso.

4. Dar um passo maior do que a perna

Você tirou tudo de dentro do guarda-roupas de uma vez só, separou em pilhas sobre a cama, mas agora está cansada e nem tem lugar para deitar? Foi para evitar isso que a gente fez essa lista. Recomendamos passos de bebê – esses mesmos: pequenos, meio titubeantes, mas cheios de coragem. Você consegue!

 5. Achar que o trabalho terminou

Organizar a casa é um trabalho infinito – como qualquer uma das tarefas domésticas, aliás. Assim que a arrumação termina, a gente resolve fazer uma festa para comemorar e tem que começar outra vez. Em vez de ficar anos sem mexer no fundo do armário, crie um calendário sob medida para a sua vida e faça reavaliações periódicas. Melhor cuidar de tarefas pequenas de pouquinho em pouquinho do que deixar aquele trabalhão para ser resolvido de uma vez só.

E aí, vamos começar?

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • Organização: clique aqui e veja 4 dicas para um lar com mais espaço.
  • Dicas de organização e decoração para banheiros pequenos. Clique aqui e confira.

Deixe um comentário