QUAL É A MELHOR FORMA DE LIMPAR JOIAS E BIJUTERIAS?

Joias são joias – e precisam estar sempre bem limpas e cuidadas!

Você sabia que é possível recuperar o brilho dessas peças? Mas atenção! Cada material, um truque.

Confira a seguir um guia sobre como cuidar e limpar suas joias e bijuterias de diferentes materiais — ouro, prata, pedras preciosas e pérolas.

JOIAS DE OURO

Antes de limpá-las, saiba quais peças são de ouro verdadeiro ou folheadas a ouro. Peças folheadas a ouro podem ser limpas apenas com água e sabão. Já o ouro verdadeiro deve ser limpo com um chumaço de algodão úmido e polvilhado com uma pequena quantidade de fermento em pó. Lave em seguida.

Você pode esfregar peças de ouro desbotado com sumo de cebola para que recuperem seu brilho. Não esqueça de dar polimento!

Peças de ouro sujas podem ser lavadas com uma solução de 2 colheres (sopa) de amônia em 1 litro de água. Lave em seguida e enxugue bem. No caso de muita sujeira, use uma solução de 1 colher (sopa) de álcool em 1 litro de água com sabão. Lave em seguida com água pura e seque bem.

Para evitar arranhões em peças de ouro, guarde cada peça separadamente e envolvida em lenços de papel.

PARA LIMPAR CORDÕES DE OURO, SIGA O PASSO A PASSO A SEGUIR:

  • Dilua uma pequena quantidade de sabão em água quente.
  • Acrescente 1 a 2 colheres (chá) de calcário em pó e mexa.
  • Transfira a mistura para um frasco pequeno ou recipiente com tampa.
  • Mergulhe o cordão de ouro na solução, feche o recipiente e agite durante 1 minuto.
  • Retire o cordão e enxágue-o com água limpa.

JOIAS DE PRATA

A prata oxida, sobretudo quando a peça não é usada por muito tempo. Para proteger contra a oxidação, envolva as peças em uma flanela ou em uma folha de papel-alumínio.

Para remover a camada oxidada da prata, cubra um prato fundo com papel-alumínio, ponha as peças nele e polvilhe-as com sal. Em seguida, cubra-as com água fervente, deixe agir por 1 hora e esfregue as peças até que cintilem.

Limpe as peças de prata em uma panela com água e ½ colher (chá) de detergente. Aqueça lentamente e deixe a peça “ferver” por 2 a 3 minutos. A sujeira se desprende sozinha da prata.

Para remover camadas de sujeira em peças de prata filigranada, passe uma escova de dentes com cerdas macias. Para limpar pedras preciosas, acrescente pasta de dente.

A prata volta a brilhar se passar uma noite de molho em um recipiente com cerveja. Lave a peça em seguida e dê polimento. Uma alternativa é despejar sobre as peças a água do cozimento da batata. Enxágue-as depois com água morna e enxugue com um pano macio, esfregando-as.

Para evitar danos, guarde joias em caixas com compartimentos pequenos e revestidos de veludo.

BIJUTERIAS

Limpe-as somente com um pano úmido, pois um detergente poderia danificá-las. Se estiverem muito sujas, esfregue fermento em pó com uma escova de dentes. Lave e enxugue.

Pedras de vidro voltam a brilhar quando lavadas com água e vinagre. Para evitar que a peça deixe uma mancha escura na pele ou na roupa, passe esmalte incolor no verso da peça.

PEDRAS PRECIOSAS

Muitas pedras preciosas, como esmeraldas, opalas e turquesas, assim como as pérolas, não toleram o sol. Lave pedras duras (como diamante, safira e rubi) com uma solução de 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de amônia ou banhe-as rapidamente em álcool puro. Lave depois.

Nunca deixe uma esmeralda dentro da água. Essa pedra é menos dura e costuma ter pequenas fendas, onde a água pode penetrar.

A opala é mais sensível e não tolera diferenças bruscas de temperatura. Lustre-a com um pano macio. Pedras manchadas devem ser colocadas em magnésio em pó durante a noite e depois esfregadas com uma escova de cerdas macias.

PÉROLAS

A melhor forma de cuidar de pérolas é usá-las com frequência, pois o contato com a pele conserva sua cor e seu brilho. Caso entrem em contato com spray de cabelo, creme hidratante ou perfume, limpe-as imediatamente. Pérolas jamais devem entrar em contato com ácidos, pois se dissolvem.

Limpe-as com uma escova macia e uma solução de água com detergente neutro. Enxágue em seguida com água limpa e repita o procedimento se necessário.

A cada 2 ou 3 anos, passe azeite de oliva nas pérolas para manter seu brilho. Para protegê-las de riscos, guarde-as em um saquinho de veludo ou envolvidas em um pano macio.

ÂMBAR

Pequenas sujeiras do âmbar devem ser removidas com água morna. Enxugue a pedra imediatamente depois. Cubra manchas de gordura com giz, deixe agir por 1 hora e limpe com um pano macio.

CORAL

Para limpar o coral, use um pano de seda embebido em água com sabão. Lave com água em seguida e lustre-o com um pano macio. Os corais ganham brilho se colocados em uma solução de água e sal por 2 a 3 horas. Dê polimento em seguida.

Gostou desse guia? Você já conhecia essas dicas?

Fonte: Seleções

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário