Aprender a respirar é fundamental para relaxar

O psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, do Hospital das Clínicas em São Paulo, afirma que, quando a pressa, a ansiedade e o estresse começam a atrapalhar a vida, é preciso buscar orientação e tratamento. E geralmente quem tem muita pressa também é ansioso e sofre um excesso de cobranças.

Mello destacou que quem vive ao lado de pessoas muito ansiosas acaba funcionando como um freio, e não se “contaminando” com esse modo de ser. Para evitar a pressa constante, o ideal é não preencher o tempo com muitas coisas e se organizar melhor para priorizar o que é realmente importante.

De acordo com o psiquiatra, há uma relação entre ansiedade, compulsão alimentar e obesidade, o que prejudica a autoestima e vira um ciclo vicioso. Ele também disse que a ansiedade não necessariamente leva à síndrome do pânico. Pessoas muito ansiosas podem ter mais doenças cardiovasculares, gastrointestinais (má digestão, intestino irritável e diarreia), depressão e acidentes corriqueiros, como no trânsito.

Aprender a respirar é fundamental para relaxar e viver melhor. Uma respiração mais lenta e profunda ajuda a equilibrar os níveis hormonais no cérebro e diminuir a sensação de ansiedade. Por isso, reeducar-se nesse sentido é recomendado. Ajustar o horário mental com o cronológico pode ser um primeiro passo, afirmou Mello.

Fonte: G1 – Bem Estar


Deixe um comentário