Arquitetura da paisagem: técnica e sensibilidade nos projetos de jardinagem

Construtora Proma cria o maior jardim dentro de um condomínio residencial em Jaraguá do Sul

Na arquitetura da paisagem, criar ambientes externos – funcionais e agradáveis – não é tarefa das mais fáceis. O paisagismo requer projetos de jardins harmoniosos, coloridos e bonitos. É preciso planejar, executar e preservar um pedaço da natureza levando em consideração a arte, a sensibilidade, a criatividade e a técnica a partir da organização dos espaços e da escolha das plantas e de todos os elementos decorativos.

No Villeneuve Residence, o espaço externo contempla aproximadamente 5.500 m² de área verde. “É o maior jardim dentro de um condomínio residencial em Jaraguá do Sul. A Proma Construções está tendo a oportunidade de deixar outra marca registrada na cidade”, afirma Mauren Nabaes Ferrari Soder, engenheira civil responsável por gerenciar as obras da área social.

O empreendimento combina segurança com qualidade de vida e sofisticação com sustentabilidade. A localização privilegiada – próximo ao centro da cidade –, a vista deslumbrante e a excelente posição solar completam o cenário das duas torres, que são contempladas com praças temáticas, gazebos, trilha de caminhada, quadra poliesportiva oficial, playground, piscina com raia olímpica, piscina infantil, quiosques com churrasqueira, entre outras opções de lazer e convivência.

O tratamento paisagístico do Villeneuve Residence foi elaborado pelo escritório Boa Vista Paisagismo, de Joinville, responsável por mais de 500 projetos no Brasil e no exterior desde a sua fundação, em 1985. Para o diretor Jordi Castan, o trabalho foi desafiador. “O empreendimento possui uma das maiores áreas de jardins em laje de Santa Catarina. Eles são tecnicamente mais complexos, pois implicam em uma dificuldade não aparente”, explica.

Qual é a importância do tratamento paisagístico nos condomínios residenciais?
Jordi: Cada vez mais o projeto de paisagismo ganha grande importância, pois agrega valor ao condomínio. Um jardim bem projetado e executado é um atrativo adicional. Hoje em dia também há uma preocupação com a qualidade de vida e as áreas verdes, que, indiscutivelmente, contribuem para melhorar o ambiente. Bons profissionais fazem a diferença e os clientes reconhecem isso.

Quais são os benefícios dos projetos de paisagismo?
Jordi: Um bom projeto reduz custos e, se o jardim está bem projetado, se manterá bonito e vigoroso por muito tempo. Áreas verdes representam um aumento da permeabilidade e, portanto, mais sustentabilidade. A escolha correta das árvores e dos arbustos garante sombra adequada nos lugares certos. As árvores de flor ou as árvores frutíferas, por exemplo, são a garantia de mais cor no jardim durante o ano inteiro. Além disso, é importante destacar que a opção certa dos gramados pode representar uma redução de custos de manutenção superior a 35%. Os canteiros de flores perenes também exigem menos trocas e mantêm o jardim florido por mais tempo. Em definitiva, não há mais espaço para amadorismo nesse mercado.

Quais são as etapas de um projeto paisagístico?
Jordi: Todo projeto se inicia com a visita ao local e entrevista com o cliente – conhecer bem as expectativas e os objetivos é fundamental para apresentar uma boa proposta. Cada projeto, assim como cada cliente, é único e sem uma perfeita sintonia o resultado previsto não será alcançado. Posteriormente, elaboramos e apresentados o anteprojeto, que, depois de aprovado, gerará a base para a realização do projeto executivo. Nesta etapa são inclusos todos os detalhes – iluminação, irrigação, drenagem, equipamentos, detalhes e acessórios (caminhos, bancos, áreas de lazer, quadras de esporte, pistas de caminhada, piscinas, entre outros elementos que compõem o jardim). Os passos seguintes preveem a implantação (a empresa contratada foi a Giacomini Garden, de Jaraguá do Sul) e a manutenção. É fundamental acompanhar o crescimento das plantas e o desenvolvimento do jardim.

Quais foram os principais desafios encontrados na realização do projeto do Villeneuve?
Jordi: Por ser um jardim em laje, o projeto foi desafiador. Nesse caso, a sintonia entre a Proma e a Boa Vista foi decisiva para desenvolver um substrato adequado para esse tipo de área verde. A escolha correta das plantas e, principalmente, a projeção dos espaços de acordo com o anseio de todos os moradores foi uma tarefa que encaramos com muita vontade. Projetar um jardim para um condomínio também exige de nós saber escutar e entender que cada um dos proprietários tem expectativas diferentes. Foi decisivo formar a Comissão do Jardim, eleita pelos condôminos, que acompanhou o nosso trabalho e apresentou cada etapa para os demais envolvidos. Todos puderam opinar e participar.

Hoje, o paisagismo se funde às construções. De que maneira o jardim do Villeneuve foi projetado?
Jordi: Esse projeto de paisagismo teve como objetivo principal ser o elo entre as duas torres do condomínio. O jardim é o espaço de convívio comum – todos os detalhes e acessórios foram pensados com essa função. A escolha das plantas foi feita cuidadosamente para que, ao longo dos 12 meses, sempre haja um atrativo – seja um canteiro de flores, uma árvore carregada de frutas ou simplesmente as folhas amarelando e caindo para marcar o início do outono.


Deixe um comentário