COMO MANTER O MÓVEL DE MADEIRA SEMPRE NOVO? 4 DICAS FÁCEIS DE SEREM COLOCADAS EM PRÁTICA

Como limpar os móveis de madeira? Mais do que isso: quais produtos de limpeza usar e quais são os principais cuidados no dia a dia? Confira a seguir como manter os seus móveis de madeira como novos.

Não é à toa que a madeira está por toda parte: o mais clássico material de móveis e revestimentos é resistente e tem grande durabilidade. As diversas tonalidades e texturas próprias de cada tipo de madeira também conferem singularidade aos ambientes, combinando tanto com o estilo retrô, quanto com os projetos contemporâneos.

No entanto, alguns cuidados devem ser realizados na limpeza e no dia a dia para não prejudicar suas características e, assim, preservar a madeira. Confira!

1. Sem preguiça: limpeza e lavagem!

A madeira é formada por poros que acumulam sujeira quando não são limpos. Além de passar pano ou flanela, é recomendado lavar os móveis, principalmente os que ficam em ambientes externos. A lavagem pode ser feita apenas com detergente neutro, usando uma esponja macia e bastante água. Seque para evitar manchas. Mas, cuidado: o contato constante do móvel com a água pode causar rachaduras e mofo.

2. Atenção para os produtos de limpeza

O ideal para o dia a dia é utilizar apenas um pano seco ou levemente umedecido. Se necessário, os produtos mais indicados para uma limpeza mais pesada são o sabão ou o detergente neutros. O uso de alguns produtos comuns, como a acetona e o álcool, pode manchar o móvel de forma irreversível. Produtos corrosivos nunca devem ser aplicados.

3. Evite a exposição ao sol

A cor e a textura dos móveis podem variar quando são expostos à contínua exposição ao sol, variações climáticas e poluição. Quando o móvel é laqueado, isso faz com que a pintura comece a descascar. Por isso, o ideal é manter os móveis em ambientes que não tomem sol nem peguem chuva.

4. Cuidados no dia a dia

Evite colocar panelas ou objetos quentes em contato direto com o móvel – isso pode causar manchas indesejadas e transformar o tampo da mesa em um mosaico com o formato da base da panela. Evite também objetos úmidos, que soltem tinta, pontiagudos ou cortantes. Em todos os casos, vale o uso de um suporte sobre o móvel.

Nos conte: como você cuida dos seus móveis de madeira?

Fonte: Gazeta do Povo

____

Leia também:

  • Inspiração: clique aqui e confira uma decoração de lavabo com madeira.
  • Dos acessórios aos revestimentos: decoração rústica está em alta. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário