Driessen Residenz: aplicação do Lean Construction para o cumprimento do tempo de construção

 

construcao_Driessen_residence

Foram três anos para que o terreno de mais de 1200 metros quadrados ganhasse forma,  cor e beleza. O Driessen Residenz (http://goo.gl/qfWGP), inaugurado em fevereiro, exigiu preparo e dedicação – muita dedicação – da equipe técnica que conduziu as obras.

terreno_construção_driessen

Ângela Maria Malfatti, engenheira civil responsável pela execução da obra, afirma que respeitar o cronograma e seguir o tempo de execução foi o maior desafio. “Para cumprirmos todas as metas implementamos pela primeira vez em um empreendimento da Proma o Lean Construction – essa gestão de processos de construção enxuta minimiza a perda de mão de obra e evita desperdícios de material para que exista uma sequência executiva das atividades de forma ininterrupta e eficaz. O sistema fez a diferença para que entregássemos a obra dentro do prazo e fez valer todos os treinamentos e as consultorias do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)”, explica.

Que tal saber mais sobre o Lean Construction? Leia abaixo o artigo de Carlos Torres Formoso – Ph.D., professor e pesquisador do Norie/UFRGS (http://goo.gl/uv7OxY).

contrucao_Driessen

Desde os anos 80 se observa no país uma tendência de aplicação de ferramentas da Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM). Muitas empresas de construção voltaram-se para o desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade, tanto para melhorar processos produtivos, como também para obtenção da ISO 9000.

 

Apesar de ter trazido benefícios, o TQM atende apenas de forma parcial às necessidades das empresas. Os conceitos, princípios e ferramentas desse método não contemplam, com a devida profundidade, a eficiência do sistema de produção. Por isso, nos anos 90, um novo referencial teórico foi construído para a gestão de processos na construção civil com o objetivo de adaptar alguns conceitos e princípios gerais da área de Gestão da Produção às peculiaridades do setor. Esse conceito é denominado de Lean Construction, por se basear no paradigma da Lean Production (Produção Enxuta), que se contrapõe ao paradigma da produção em massa (Mass Production), cujas raízes estão no Taylorismo e Fordismo.

 

As ideias, na realidade, surgiram no Japão nos anos 50 a partir de duas filosofias básicas: o próprio TQM e também o Just in Time (JIT). A aplicação de maior sucesso dessa combinação ocorreu no Sistema de Produção da Toyota, no Japão (Shingo, 1986). Nascido na indústria automotiva, apenas recentemente se iniciou um movimento para estender esse conceito a outros setores da atividade econômica.

 

Na construção civil, esse esforço foi marcado pela publicação do trabalho Application of the new production philosophy in the construction industry, por Lauri Koskela (1992), do Technical Research Center (VTT), da Finlândia, a partir do qual foi criado o IGLC (International Group for Lean Construction), engajado na adaptação do novo paradigma no setor da construção civil em diversos países – no qual, basicamente, se resume na disseminação da construção que minimiza a perda de mão de obra e evita desperdícios de material.

 


Deixe um comentário