Imóveis na planta são a bola da vez

Mercado imobiliário aquecido, economia estável, segurança econômica, queda dos juros. Especialista* fala sobre o bom momento para os investimentos imobiliários

* O perito e avaliador imobiliário Clésio Alano de Carvalho atua como conselheiro estadual efetivo do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci/SC) e integra o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci/DF).

Proma: Os investimentos imobiliários estão na “crista da onda”. A que se deve essa afirmação?
Carvalho: Trata-se dos longos períodos em que os investimentos imobiliários estão no topo e produzem uma satisfação generalizada. Para ser mais claro: nota-se que, quem busca apenas poupar e não se define numa possível compra de imóveis, perde dinheiro. Por exemplo, um imóvel avaliado hoje em R$ 200 mil poderá ser vendido futuramente por um valor bem superior aos juros obtidos na caderneta de poupança. Friso que não estamos indo contra os investimentos bancários, pois guardar dinheiro (poupar!) é necessário, entretanto, não deve ser uma decisão definitiva.

Proma: Por que comprar um imóvel na planta é a “bola da vez”?
Carvalho: A experiência mostra-nos claramente que a compra de imóveis na planta é um excelente negócio. Quando uma construtora (incorporadora) lança um determinado produto no mercado imobiliário, ela está dizendo: “para você, investidor, que está confiando em nosso produto, disponibilizaremos um preço especial para tal finalidade…”. Também está entre os benefícios o fato do comprador que chegar primeiro poder escolher o andar, o apartamento, a melhor posição solar, as melhores vagas de garagem, etc. Logo, aqueles que confiam antecipadamente, certamente obterão um diferencial junto ao incorporador. E isto se repercute em uma compra com maior coeficiente de lucratividade. Comprar um imóvel na planta pode gerar facilidades de negociação e, posteriormente, uma possibilidade maior de lucros. Associa-se a alta rentabilidade o fato do risco ser considerado pequeno, principalmente quando o investidor/comprador trabalha com empresas bem estruturadas, com credibilidade e histórico comprovado. Resumindo: os imóveis na planta trazem benefícios financeiros para ambas as partes: o comprador tem privilégios no produto e no preço e o incorporador tem cada vez mais ampliada a segurança na conclusão do empreendimento.

Proma: Quais são os benefícios de comprar um imóvel pronto?
Carvalho: Comprar um imóvel pronto e novo também têm seus pontos positivos. Mesmo que os valores pagos sejam superiores aos imóveis comprados na planta – por ser novo e estar disponível –, o investidor pode fazer rapidamente uma locação do empreendimento e/ou colocá-lo em outra negociação sem muito esforço. Pode, ainda, usufruir imediatamente do imóvel como moradia, entre outras situações possíveis. Faz parte do processo ter uma empresa de credibilidade atuando no projeto, fornecendo, assim, perspectivas certeiras de boa rentabilidade.

Proma: Quais são as regras na hora de investir em imóveis?
Carvalho: O estudo do mercado é fator primordial na hora de investir em um imóvel, seja ele na planta, novo, usado, comercial, para alugar, etc. É preciso ficar atento nas condições legais da obra, na empresa responsável pelo empreendimento, nas condições de pagamento. Sempre é interessante pesquisar bastante antes de efetuar a compra – adquira imóveis de empresas com credibilidade comprovada no mercado!

Proma: Os investimentos possuem diferentes componentes de risco, liquidez e segurança. O que significa cada um desses fatores?
Carvalho: Investimentos de risco têm características eventuais de ganhos elevados e podem se transformar em desilusão, pois pode acontecer do cliente não conseguir o retorno financeiro desejado, surgindo, assim, probabilidades de prejuízo. Entretanto, não é somente com os negócios imobiliários, porque isso também acontece quando são feitos investimentos na bolsa de valores, por exemplo. Sempre prefiro incentivar os investidores a buscarem empreendimentos que tenham fácil liquidez e segurança – o mercado imobiliário não é um lugar de aventuras desmedidas, por isso, é necessário seguir as orientações de um profissional qualificado do mercado imobiliário e buscar empresas com credibilidade comprovada.

Proma: Por que os ciclos imobiliários costumam durar de cinco a 15 anos? Estamos vivenciando uma boa época para os investimentos imobiliários? Por quê?
Carvalho: Podemos comparar essa trajetória do mercado imobiliário com a vida humana, no que se refere à sucessão de períodos – cada fase tem a sua duração, suas dificuldades e suas influências para o desenvolvimento e aprimoramento necessário. A vida é feita de ciclos (infância, adolescência, fase adulta e da velhice!) e todos eles são maravilhosos, importantes e úteis para a evolução quando sabemos aproveitá-los. Com o mercado imobiliário não é diferente.

Proma: Quais são os aspectos internos e externos que precisam ser analisados na hora de comprar um imóvel?
Carvalho: Os fatores internos estão intimamente relacionados ao conjunto, divisão arquitetônica e à possibilidade de atender as necessidades de espaço do investidor. A sustentabilidade também é um critério importante. Quando se trata de imóveis para locação, por exemplo, a busca é por projetos pequenos, inteligentes e com os custos de manutenção baratos. Já os aspectos externos estão ligados diretamente à fachada, infraestrutura, localização, segurança e quantidades de unidades.

Proma: Quais são as precauções na hora de comprar um imóvel novo, na planta e/ou usado?
Carvalho: Independente do imóvel a ser adquirido, o passo mais importante é buscar uma construtora/imobiliária com credibilidade, capaz de transmitir confiança e segurança. Todos os profissionais – corretores de imóveis, advogados, engenheiros, arquitetos, prefeitura, entre outros, trabalham diariamente no mercado imobiliário e precisam chegar às mesmas respostas quanto à autenticidade do empreendimento, documentação e regularidade do imóvel junto aos órgãos competentes.


Deixe um comentário