Investimento imobiliário: agora é a vez dos jovens

De acordo com a Caixa Econômica Federal, em 2013, 60% dos financiamentos imobiliários registrados em Santa Catarina foram feitos por pessoas com menos de 35 anos

Planejar um futuro financeiramente saudável, deixar de morar com os pais, construir a própria família, transformar a propriedade em uma renda fixa mensal ou, ainda, conquistar, simplesmente, a liberdade com a tão sonhada casa própria – esses são, de acordo com especialistas, alguns dos motivos que estão levando os jovens a investirem cada vez mais – e mais cedo! – em imóveis.

Segundo dados divulgados em janeiro pela Caixa Econômica Federal, principal instituição financeira ligada à liberação de crédito habitacional no Brasil, no ano de 2013, 60% dos financiamentos imobiliários registrados em Santa Catarina foram realizados por pessoas com menos de 35 anos. A justificava para a predominância dos mais jovens entre os compradores de imóveis também está embasada nos números do 20° Salão do Imóvel, que aconteceu em agosto do ano passado em Florianópolis: 32% do público eram compostos por clientes de 21 a 30 anos.

Nesse contexto, é importante destacar que os preços mais acessíveis dos imóveis, a queda dos juros, o aquecimento do mercado imobiliário, a segurança financeira, as condições facilitadas de financiamento e os programas habitacionais, em especial o Minha Casa Minha Vida, estão incentivando a procura e, consequentemente, a compra por parte dos jovens – ter ingressado recentemente no mercado de trabalho ou não ter experiência com investimentos, por exemplo, já não são mais um impedimento.

Para Gustavo Cerbasi*, um dos maiores especialistas em dinheiro no Brasil e autor do livro “Cartas a um jovem investidor”, o sucesso de um investimento não depende de muito preparo ou incentivo dos pais, mas, sim, de escolhas consistentes diante de oportunidades. “Investir é adquirir uma boa dose de liberdade na vida, pois das carreiras com carteira assinada podemos ser despedidos subitamente, enquanto na carreira de investidor nunca perderemos o ‘emprego’”, afirma. Para ele, qualquer pessoa – independentemente da idade ou profissão – pode investir, transformando o dinheiro em um seguro financeiro para o futuro.

É o caso da estudante Priscilla Karine Bello, de 22 anos, que financiou um apartamento no Condomínio das Árvores, um empreendimento da Proma. “Ao invés de adquirir coisas que não vão trazer retorno financeiro, preferi comprar um imóvel de uma construtora conhecida e confiável porque pretendo alugá-lo e, assim, obter uma renda mensal fixa. As condições de pagamento são muito facilitadas e não existe, atualmente, investimento mais rentável e que ofereça mais segurança, principalmente para os jovens”, explica.

Ao encontro dessa perspectiva, o empresário Caetano da Silva Laudelino, de 31 anos, afirma que, se a compra for acertada, não há dúvidas que os investimentos imobiliários garantem rentabilidade, mas, principalmente, segurança. “Esses são os principais motivos pelos quais eu invisto em imóveis – meu dinheiro rende muito mais do que se eu deixá-lo na poupança. Além disso, é um investimento de baixo risco – se você comprar bem, nunca perde dinheiro”, garante. Sobre a escolha da construtora, Laudelino é categórico: “os dois negócios que eu fiz na Proma foram ótimos: comprei um apartamento no Villeneuve Residence – não existe nenhum imóvel em Jaraguá do Sul como esse – para morar, e um no Saint Tropez para investir. Além da confiança na empresa, são empreendimentos centrais e com boa liquidez”, assegura.

Para Paulo Obenaus, diretor da Proma, a construtora completa a intenção de compra do jovem porque oferece empreendimentos inovadores e com localização estratégica. “Os nossos projetos também contemplam diferenciais de mercado, como iluminação natural, automação residencial, aquecimento solar para água, fibra ótica, além de matérias primas e processos sustentáveis. Mas, eu acredito que a atratividade maior está na solidez da empresa, na qualidade do produto, na garantia da entrega e, principalmente, no retorno do investimento, que é comprovado pela valorização dos imóveis que compõem o nosso portfólio. É do nosso interesse que o jovem amadureça com as suas escolhas e conquiste independência financeira”, pontua.

Como investir

Por que e como investir? Para Cerbasi, é imprescindível compreender que a renda mensal não serve apenas para sustentar o mês corrente – dela também depende a garantia de uma vida confortável, em especial na aposentadoria. Desse modo, uma parcela do salário deve ser reservada para um investimento. “Não deixe de equilibrar suas finanças para garantir seu padrão de vida no futuro”, aconselha.

O especialista afirma que os mecanismos que envolvem os investimentos são sempre os mesmos. “É necessário que você busque conhecimento, se envolva com o mercado, adquira percepções de preço e crie intimidade com os agentes intermediários, para então começar a fazer bons negócios. O sucesso nos investimentos não surge da noite para o dia e também não requer sorte, informações privilegiadas ou palpites esotéricos. Requer, sim, dedicação, paciência e trabalho. Isso lhe consumirá tempo, mas garanto que pode ser uma atividade muito prazerosa”, revela.

Na opinião do especialista, o sucesso nos investimentos independe da idade, mas depende principalmente da dedicação que o investidor tem ao aprendizado e ao acompanhamento do mercado. “O melhor investimento será sempre aquele com o qual tenhamos mais afinidade, vontade de aprender, curiosidade, pois esses elementos nos aproximam das oportunidades. Sugiro a quem está engatinhando nesse mundo ou mesmo àqueles que investem há tempos sem colher bons resultados, que mudem a maneira de tratar sua riqueza. Que, em vez de buscar dicas e fontes de informação dispersas, escolham um mercado e comecem – ou recomecem – através do aprendizado de base. É assim que artistas começam”, recomenda.

Cerbasi adverte, no entanto, que um investimento se torna um mau negócio quando as pessoas se “enforcam financeiramente” ou diminuem drasticamente a qualidade de vida. “Há uma conta que não se faz na ponta do lápis, mas que não pode ser desprezada: o investimento que lhe tira a saúde é sinônimo de prejuízo, não importa qual seja o ganho. Por isso, uma das principais regras de sucesso de quem investe ou pretende investir é se envolver cada vez mais com o mercado em que negocia seus ativos. Quanto mais envolvido estiver o investidor, mais apto estará a identificar oportunidades”, avalia.

Nesse contexto, Cerbasi afirma que os investimentos imobiliários são rentáveis, sólidos e seguros. “Seja para moradia definitiva ou para morar/alugar enquanto valoriza, comprar um imóvel sempre é um bom negócio – desde que a escolha seja feita com prudência e muita reflexão. Não faltam as verdadeiras oportunidades no mercado imobiliário, principalmente porque este mercado está crescendo intensamente. Na hora de comprar, alguns fatores são decisivos para a boa valorização de seu imóvel: novos serviços e melhorias para o bairro, novos empreendimentos e histórico da construtora e do arquiteto fazem diferença. Lucre investindo em pesquisa de mais informações, evite comprar por impulso”, finaliza.

Dicas para o jovem investidor conquistar um futuro financeiramente saudável | Por Gustavo Cerbasi
1. Organize as suas finanças pessoais e os planos futuros;
2. Eduque-se continuamente;
3. Converse muito sobre o tema que está aliado ao seu investimento com pessoas de confiança. O autoconhecimento é fundamental para que as escolhas de consumo não inviabilizem investimentos ou, ainda, para que os investimentos não afetem a qualidade de vida do jovem investidor.


Gustavo Cerbasi*
é mestre em Administração/Finanças, formado em Administração Pública, com especialização em Finanças pela Stern School of Business – New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Em 2012, Cerbasi foi eleito o “Melhor Educador Financeiro do Brasil” pela Arata Academy, também conquistando o segundo lugar na categoria “Melhor Livro Brasileiro de 2012” com “Os Segredos dos Casais Inteligentes”. Em 2009, foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes pela revista Época.

Informações disponíveis em: www.maisdinheiro.com.br


Deixe um comentário