Mobiliários inteligentes pelo mundo

Nada mais atual do que ficar por dentro da arquitetura internacional e aproveitar as ideias inteligentes para o seu lar, no seu dia a dia ou simplesmente repassar adiante, não é mesmo?

Por isso, achamos interessante compartilhar algumas ideias que foram aplicadas em importantes metrópoles para interagir com os cidadãos e, consequentemente, para oferecer soluções de design inteligente.

Esse movimento começou a acontecer desde que arquitetos e urbanistas se reuniram em 2003, em Bruxelas, na Bélgica, para definir o novo urbanismo das cidades.

A partir daí, grandes centros começaram a estimular o uso misto do espaço urbano por meio de bancos em formato de tulipa, redes para relaxar e pontos para recarregar o celular.

Vale a pena conferir!

Bancos sustentáveis e inteligentes

Aqui, os arquitetos uniram duas funcionalidades em um objeto só. Esse banco de madeira também é um canteiro de plantas. É um misto de natureza com urbano. Afinal, não há nada melhor do que sentir o frescor das plantas, principalmente em grandes centros urbanos. Lindo e criativo!

Banco de madeira com parte traseira com nichos para plantas

Esse outro banco é muito funcional, principalmente, para estudantes e pessoas que querem trabalhar ao ar livre. O encosto para as costas serve, também, como mesinha de apoio para escrever. E, ainda, dá para sentar dos dois lados. É uma ótima oportunidade para os home offices saírem de dentro do escritório, por exemplo.

Pessoa sentada em um banco na praça com o computador apoiada no encosto

Estação com carregadores de celular

O totem para carregar o celular é superútil, para quem está sem bateria e não tem tomada para carregar. E, o melhor, a energia abastecida é feita através do sistema de energia solar.

Pessoas carregando o celular em uma estação na praça

O ponto de recarga, “Charge Street”, possui saídas USB e pode acomodar até seis dispositivos ao mesmo tempo, independente da operadora de celular. O projeto está espalhado pela cidade de Nova Iorque em ruas, praças e praias. O que achou dessa ideia?

Redes de balanço ao ar livre

Que tal depois do almoço tirar um cochilo ao ar livre? Nessa cidade foram montadas estruturas com redes de balanço. Nada mau né?

Redes de balanço ao ar livre

Bancos em formato de tulipa

E, esses bancos em formato de tulipa? Superoriginais e úteis, eles ocupam pouco espaço e são convidativos para relaxar no parque. Elas foram desenvolvidas por uma empresa holandesa e, a tulipa foi escolhida, devido ser a planta típica do país.

A cadeira só fica aberta quando alguém está sentado e deixam os espaços bem coloridos.

bancos individuais em formato de tulipa

Modernos e interativos, esses mobiliários são grandes ideias, capazes de transformar o dia a dia das pessoas nos grandes centros.

E aí, o que achou? Uma rede na nossa praça também não seria nada mau, não é? 😉

Fonte: Gazeta do Povo


Deixe um comentário