MOFO? BOLOR? CONFIRA 4 DICAS PARA PREVENIR E REMOVÊ-LO DAS PAREDES

Você sabia que o mofo ou o bolor são causados pela ação dos fungos que proliferam em ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade? Ou seja, onde há umidade em excesso pode haver mofo.

Mas, de onde pode vir essa umidade capaz de mofar paredes, armários e objetos? De um encanamento furado e, acreditem, até de banhos quentes, que provoca um excesso de vapor com pouca ventilação.

Para se livrar de vez do mofo nas paredes, é preciso removê-lo da maneira correta – caso contrário, ele continuará a crescer.

Para ajudar neste processo, confira algumas dicas:

1. Prevenir é a melhor solução

Geralmente, as manchas aparecem nas paredes e/ou no teto, mas é importante observar que a porta de entrada da água na casa está nos alicerces e lajes de cobertura, por isso estas áreas devem ser impermeabilizadas sempre. Uma impermeabilização eficiente protege a casa de toda a umidade e o ideal é que seja feita antes do acabamento.

2. Mas, e se o problema já existe, como solucionar?

Para recuperar uma parede mofada o primeiro passo é realizar a limpeza e a desinfestação do local. Após a secagem deve-se utilizar produtos de impermeabilização específicos para combater e proteger a parede contra a umidade.

3. A umidade pode estar vindo de fora

Neste caso, é fundamental impermeabilizar as paredes externas e a laje para evitar que a água entre em sua casa.

4. Quando pedir ajuda?

Se a umidade e o bolor estiverem em um processo muito severo, comprometendo a resistência da argamassa, com esfarelamento ou desplacamento da parede, pode estar acontecendo um problema mais grave. Neste caso, o ideal é contar com a ajuda de um especialista para avaliar a situação e indicar o procedimento mais adequado.

Caso você tenha mais alguma dica, compartilha com a gente 🙂

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • Clique aqui e confira as dicas para evitar o mofo nas roupas.
  • Como acabar com o mofo dentro dos armários? Clique aqui e confira.

Deixe um comentário