Projeto usa concreto e vidro para integrar casa à natureza

Como construir uma casa que se camufla e se integra à natureza? O mais comum é recorrer a estruturas de madeira, mas não foi isso o que fez o arquiteto Leo Romano, de Goiânia, ao projetar a residência de um homem solteiro em um terreno de 6 mil m² de mata nativa.

O cliente queria um imóvel que atendesse às necessidades de somente uma pessoa e que estivesse em contato com a natureza do local. A solução que Romano encontrou foi fazer uma construção bastante minimalista, que trabalha principalmente com concreto e vidro. “A nossa principal meta era respeitar a topografia do terreno”, explica o arquiteto. “Por isso, nós fizemos uma casa em dois pavimentos, em que a área social ficou na parte de cima e a suíte embaixo”. Uma das características diferenciadas dessa residência é o pavimento do quarto, que tem abertura direta para a piscina. De acordo com Romano, isso mostra o caráter “de solteiro” do projeto.

Outro ponto interessante é o tamanho da casa em relação ao terreno: são 290 m² construídos, apenas. Todo o resto é mata. O morador optou por uma casa pequena justamente porque queria estar em contato direto com o verde, a partir do quintal com piscina ou mesmo da área social da casa.

O último desafio do projeto foi a caixa d’água. “Normalmente, opta-se por esconder a caixa d’água com telhado, mas nós quisemos deixá-la em evidência”, afirma Romano. A solução foi pintá-la de vermelho, destacando-a do resto e combinando com as paredes de concreto da casa.

Fonte: Terra


Deixe um comentário