MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: INSUMOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA OBRA

Vai construir ou reformar?

É essencial entender a funcionalidade dos materiais de construção que podem ser usados na obra – cada etapa importa, afinal, você precisa garantir segurança e higiene, além de conforto térmico e acústico.

Confira!

CIMENTO

O cimento é um dos materiais mais importantes na construção civil. Ele é utilizado para fazer concreto e blocos de concreto, que são essenciais para fundações e estruturas. Além disso, a argamassa, que é feita de cimento, é usada para assentar blocos de cimento, blocos de concreto e para revestir paredes e pisos.

AREIA

A areia é um agregado miúdo muito usado com o cimento para a fabricação de concreto e argamassa. Resultante da fragmentação de rochas como basalto, calcário, granito, sílica, quartzo e gnaisse, a areia apresenta diferentes granulometrias sendo classificadas em três categorias: areia fina, areia média e areia grossa.

PEDRA BRITA

Ao contrário da areia, a pedra brita é um agregado mais graúdo, resultante também da fragmentação de rochas como granito, basalto, calcário e gnaisse. A granulometria da pedra brita pode ser classificada de 0 até 5. Na construção civil, o insumo é misturado ao cimento, areia e água para a formação do concreto.

MADEIRA

A madeira é aproveitada de diferentes formas ao longo de uma construção ou reforma. Tábuas e sarrafos de madeira, por exemplo, auxiliam na criação das formas de concreto. Já no telhado, esse insumo pode se fazer presente no formato de ripas e vigas.

CONCRETO

O concreto é o resultado da mistura de cimento, areia, pedra brita, água e aditivos. Vale destacar que o insumo pode ser feito tanto no canteiro de obras como comprado pronto no mercado.

O concreto é um material muito versátil. Serve tanto para a construção de calçadas quanto para a edificação de grandes monumentos. Com ele, é viável a fabricação de blocos de concreto, que se caracterizam por terem formato retangular e dois grandes buracos.

CAL

Elemento utilizado em grande escala pela construção civil, a cal é resultado da extração e fragmentação de pedras calcárias e magnesianas. Na obra, pode ser aproveitada na fabricação de argamassas, misturas asfálticas, pinturas, produções de isolante térmicos, dentre outras.

AÇO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

O aço para construção civil é uma liga metálica composta principalmente por carbono e ferro, que confere boa resistência mecânica à estrutura. O vergalhão é um exemplo de aço para construção civil.

O vergalhão é uma barra de aço, nervurada ou lisa, encontrada em diversas espessuras. Na construção, o vergalhão, além de dar suporte a colunas e paredes, é usado para reforçar estruturas de concreto.

ARGAMASSA

A argamassa é uma mistura homogênea composta por areia, água e cimento. Presente em quase todas as etapas de uma construção, pode ser preparada no canteiro da obra ou comprada pronta.

Na obra, o insumo é utilizado no acabamento de paredes e assentamentos de pisos. E dentre as diversas opções do mercado, podemos destacar a argamassa para porcelanato.

TIJOLO

O tijolo é um bloco retangular comum em construções que pode ser feito de vários materiais. Aqui estão alguns tipos de tijolo:

  • tijolo de vidro: muito usado para construir paredes e divisórias que permitem a entrada de luz natural;
  • tijolo ecológico: resultado da mistura de argila, cimento e água. Sua fabricação dispensa a necessidade de queima em fornos;
  • tijolo vazado: permite criar uma parede ou divisória diferenciada no imóvel;
  • tijolo cerâmico: feito de argila e aproveitado na construção de churrasqueiras e muros.

GESSO

O gesso serve para revestimento, para abaixar o teto e até para construir divisórias. Se você tem problemas com fios aparentes em um imóvel, por exemplo, o forro de gesso pode ajudar a esconder.

E se você quer mudar um espaço rapidamente e sem gastar muito, a placa de gesso é uma boa escolha. Mas, se a ideia é abusar da criatividade, a sanca de gesso ou a placa de gesso 3D podem ser opções melhores.

IMPERMEABILIZANTE

O impermeabilizante é um tipo de produto responsável por formar uma camada protetora que inibe a presença de fungos, mofos e umidade, além de evitar infiltrações, minimizar o desgaste da pintura no cômodo e assegurar a integridade da estrutura.

TELHAS

As telhas fazem parte da estrutura de um telhado. Casas, edifícios, espaços comerciais e demais construções podem ser beneficiadas com a sua presença, afinal, esse insumo é responsável pela cobertura, proteção e conforto térmico das construções.

TINTAS

As tintas são utilizadas como revestimento e acabamento de paredes. Além de trazer um toque de cor para o ambiente, elas são responsáveis por proporcionar às superfícies proteção e impermeabilização.

PISOS E REVESTIMENTOS

Os pisos e revestimentos complementam a decoração do espaço e são peças que ajudam a proteger e impermeabilizar diversas superfícies do ambiente.

MATERIAL HIDRÁULICO

Todo imóvel precisa de um sistema de distribuição de água e esgoto. Por isso, você precisa se atentar quanto ao material hidráulico que vai compor seu ambiente. Torneiras, tubulações, ralos e grelhas, aquecedores e filtros são alguns exemplos.

MATERIAIS ELÉTRICOS

O que mais temos dentro de casa são aparelhos eletrônicos que necessitam estar ligados a uma fiação para funcionarem de forma segura. Fios, cabos, tomadas, interruptores, disjuntores, lâmpadas e extensões são alguns exemplos de materiais elétricos que permitem a transmissão da energia elétrica da rua para dentro do imóvel.

Você sabia que uma obra precisava de tantos insumos?

Dúvidas específicas? Os engenheiros da Proma estão à sua disposição.

Fonte: Viva Decora

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário