Não é recomendado lavar colchões com água e sabão, pois isso pode danificar o material interno, como a espuma, além de que, quando seco de forma errônea, pode acumular a água e criar um ambiente de proliferação para o fungo.
Caso o colchão fique molhado, é importante secá-lo o mais rápido possível.
Então, como higienizar o colchão de forma certa?
Gaiola recomenda levar o colchão para um lugar arejado, especialmente para evitar a propagação de esporos de mofo no ambiente interno.
Ademais, é importante o uso de luvas e máscaras para evitar o contato direto com bactérias e mofo.
Confira abaixo como higienizar o colchão e evitar mofo.
Aspire o colchão
“Aspire o colchão cuidadosamente para remover os esporos de mofo soltos e outros detritos. Certifique-se de aspirar todas as áreas, incluindo as costuras e bordas”, aponta o especialista.
Vinagre branco
Em seguida, aplique uma solução de vinagre branco e água em partes iguais, com a ajuda de um borrifador, evitando encharcar o colchão. Deixe agir por uma hora.
Esfregue
O especialista recomenda esfregar suavemente com uma esponja macia e, em seguida, usar um pano seco e limpo para remover o excesso de solução e resíduos.
Bicarbonato de sódio
“Após a limpeza, polvilhe bicarbonato de sódio generosamente sobre as áreas afetadas. O produto ajudará a neutralizar odores e a absorver qualquer umidade restante”. Deixe agir por de 12 a 14 horas.
Aspire
Após esse período, aspire o colchão para remover o bicarbonato de sódio. Certifique-se de que o estofado esteja completamente seco, evitando exposição direta ao sol e deixe em um local com ventiladores.
Dicas anotadas?
———
Fonte: Casa e Jardim