5 DICAS PARA CONTROLAR OS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Mesmo a pessoa mais positiva acha, em algumas circunstâncias, que as coisas não têm chances de dar certo. Isso é absolutamente normal. O problema é quando isso começa a acontecer com tanta frequência que, em pouco tempo, você passa a acreditar que todas as coisas que fizer vão dar errado.

Os pensamentos negativos são um freio na vida das pessoas. Muitas vezes, nós acreditamos que as ações de outras pessoas ou até mesmo a falta de recursos é o que nos impede. No entanto, se seu pensamento for negativo, nem mesmo as condições mais favoráveis o ajudarão.

Por isso, é fundamental aprender a gerenciar os pensamentos negativos para que eles não impeçam nossas ações. Não é o caso de eliminá-los, já que isso seria impossível, e, sim, de aprender a melhor maneira de lidar com eles.

Confira algumas dicas para evitar os pensamentos negativos:

1. Identificá-los

O que você considera como pensamentos negativos? Os seus medos, as experiências ruins que você viveu, sua raiva reprimida, sua insegurança? Pensamento negativo é um termo muito pessoal, que pode significar uma coisa para cada um. Descobrir quais são os seus é o primeiro passo.

2. Descobrir seus efeitos

Os pensamentos negativos impedem que você faça o que precisa. Depois de descobrir quais são os seus pensamentos negativos, analise quais os efeitos deles sobre você. Identifique se você deixa de fazer as coisas por medo ou se a sua insegurança te faz realizar trabalhos mal feitos, por exemplo.

3. Não tentar eliminá-los

Muito embora os pensamentos negativos atrapalhem a sua vida, tentar eliminá-los também não vai ajudar. Eles fazem parte de quem você é e até têm alguma utilidade, como mostrar quais são os seus limites. Mas, tentar esquecê-los sem resolver o problema vai causar ainda mais conflitos.

4. Interpretá-los

Toda vez que surgir um pensamento negativo em sua mente, tente interpretá-lo. Analise de onde ele veio, o que pode tê-lo gerado e quais consequências ele pode ter sobre você. Não tente ignorá-lo. Enfrente-o.

5. Libere-os

A melhor maneira de lidar com os pensamentos negativos é tentar transformá-los em algo positivo, liberando-os de alguma forma. Se você gosta de escrever, pode ser uma boa ideia transformar seus sentimentos em palavras cada vez que tiver algum pensamento negativo. Você também pode transformá-los em pinturas ou em qualquer coisa que distraia seus pensamentos.

Que tal colocar essas dicas em prática e viver a vida com mais leveza?

Fonte: Universia

________

Leia também:

  • Clique aqui e conheça 5 hábitos noturnos de pessoas de sucesso.
  • Jornada para o sucesso: clique aqui e saiba como fazer a carreira decolar.

Deixe um comentário