50% das áreas mais biodiversas do globo estão desprotegidas

Metade das áreas do globo mais ricas em biodiversidade permanecem totalmente desprotegidas, apesar do amento no número de reservas naturais, parques, entre outros, de acordo com o relatório Planeta Protegido 2012 – Monitorando o Progresso Rumo a Metas Globais para as Áreas Protegidas, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O estudo indica que as áreas protegidas estão sendo geridas de uma forma mais equitativa, com um acréscimo no papel das comunidades indígenas, mas o investimento em áreas protegidas atende a apenas metade do que é necessário para preservar as espécies ameaçadas de extinção, proteger os habitats e fornecer todos os benefícios esperados. “As áreas protegidas contêm cerca de 15% do estoque de carbono do mundo e fornecem os meios de subsistência para mais de um bilhão de pessoas, tornando-se um fator crucial no apoio a serviços de biodiversidade, ecossistemas e modos de vida humanos”, afirma o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner.

O relatório, primeiro de uma série anual, vai monitorar o progresso das áreas de conservação. Ele foi apresentado na 11ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a COP 11, que acontece na cidade indiana de Hyderabade.

Fonte: Terra | Crédito da fotografia


Deixe um comentário