Os nichos como solução arquitetônica

Os nichos são uma solução arquitetônica relativamente nova. Eles vieram para substituir as estantes de um jeito mais descontraído. Como se tratam de unidades independentes, funcionam como uma espécie de quebra-cabeça. Podem estar dispostos de maneira regular, como uma estante ou, ainda, ser encaixados entre gavetas e prateleiras. Alternar nichos abertos com peças fechadas facilita a organização de quartos e escritórios. A parte fechada é destinada a documentos, papeis e itens que não exigem exposição, enquanto as abertas servem como vitrine para obras de arte e objetos decorativos.

As prateleiras em forma de casulo também disfarçam imperfeições da planta, como parte de uma viga que ficou em evidência ou um vão que é muito pequeno para colocar outro móvel. Eles aparecem em qualquer cômodo, mas são mais comuns nos quartos e salas. “Quando fazemos nichos nos quartos, especialmente nos de criança, dá para brincar e fazer de vários formatos, retangulares, redondos e até triangulares”, explica a arquiteta Gabriela Matos.

Já a arquiteta Natasha Villaça acredita que os casulos do quarto têm a função de multiplicar o espaço para armazenar pertences, como prateleiras, ou virar um armário desmembrado com várias profundidades. As células mais fundas guardam peças maiores e as mais rasas, objetos menores, como um porta-retratos. “Na sala ele desempenha um papel nobre, de expor um item valioso ou importante, que mereça destaque.” No banheiro ele costuma ser mais funcional, fica embutido na parede e pode ter fundo de pastilha ou mármore.

A versatilidade é vista também nos materiais. Os nichos podem ser confeccionados em madeira, fórmica, laca e drywall. “O gesso não é tão resistente quanto a madeira, mas é uma alternativa mais rápida e econômica”, compara Natasha. Não é necessário fazer um fundo, mas alguns moradores optam por ele para proteger a pintura da parede. A cobertura pode ser de vidro, espelho, tecido ou até do material do próprio casulo, como madeira. O modo de fixar depende do que o nicho vai armazenar. Se for livros ou objetos pesados, vale reforçar com parafusos e chamar um profissional para o serviço.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra


Deixe um comentário