6 NOVAS UTILIDADES PARA O ESMALTE DE UNHA

96

Praticidade – essa é a palavra de ordem quando pensamos no nosso dia a dia em casa. Nesse sentido, nada melhor do que atribuir novos usos aos materiais e, assim, simplificar a nossa rotina, por vezes tão desgastante.

Hoje, o queridinho da vez é o esmalte de unha. Você sabia que é possível arrumar parafusos soltos, manchas de ferrugem e até um vidro quebrado com esse item tão simples?

Confira!

1. Tela das janelas e portas

Esta dica é ótima para quem tem tela nas janelas e portas. Se você notar um furo ou desgaste, aplique uma camada grossa de esmalte transparente nos dois lados da superfície para evitar que o estrago piore ou que insetos consigam entrar.

2. Parafusos

Para deixar os parafusos mais firmes, a indicação é usar o esmalte de unha como um finalizador, passado ao redor (também funciona com óculos!). Para um ficar ainda mais forte, passe o líquido no comprimento do parafuso antes de instalá-lo na parede ou móvel.

97

3. Azulejo lascado ou rachado

Este truque é para azulejos de cerâmica ou porcelana com a superfície um pouco lascada ou rachada. Primeiro, limpe o azulejo com sabão e água. Depois, passe uma camada fina de esmalte (lembre-se de usar um esmalte da mesma cor do azulejo) – adicione mais camadas conforme necessário. Se o azulejo está lascado, preencha os espaços com epóxi antes de pintar com esmalte.

4. Manchas de ferrugem

Já notou manchas de ferrugem no banheiro ou cozinha causadas por latas ou outros objetos de metal? Para evitar que o mesmo aconteça no futuro, encontre esses objetos e passe esmalte no fundo deles em toda a superfície que entra em contato com as pias, banheiras etc.

5. Cordas e fitas desfiadas

Seja no cordão de um moletom, cadarço ou até mesmo embrulho de presente! Use o esmalte de unhas para prevenir que cordas, fitas e outros materiais se desfiem e desgastem passando uma camada nas pontas ou por toda a extensão. Se já estiver desfiado, apare com uma tesoura primeiro e depois passe o esmalte.

6. Vidro quebrado

Assim como o caso da tela e do azulejo, este truque é uma solução temporária para um estrago pequeno. Se o vidro quebrou ou rachou, tome muito cuidado, mas é possível arrumá-lo com esmalte. Usando luvas, cole uma fita adesiva transparente grossa, tipo silver tape, nos dois lados do vidro e veja se a superfície está firme o suficiente. Depois, preencha espaços e furos com camadas finas de esmalte de unha, adicionando mais conforme necessário.

98

A partir de agora, com certeza o esmalte passará a ter mais do que uma utilidade na sua casa. Deixe o seu comentário se você concorda!

Fonte: Casa Claudia 


Deixe um comentário