Mesa de sinuca vira mesa de jantar

Muita gente que deseja jogar sinuca em casa acaba desistindo por falta de espaço. Afinal, as mesas desse tipo têm medidas que vão de 2,31 m x 1,31 m até 3,10 m x 1,70 m. São quase as mesmas dimensões de uma de jantar – e, claro, não passaria pela cabeça de ninguém substituir o lugar de refeição pelo de diversão. Mas, e se os dois puderem existir na mesma peça?

“Já executamos vários projetos customizados, adequando-os ao espaço de nossos clientes, criando mesas multifuncionais”, conta Alessandro Borges, consultor comercial da fabricante de mesas para jogos Elite Game Room, de São Paulo. A empresa faz mesas que servem tanto para os usos do dia a dia (jantar, almoçar, tomar café da manhã) quanto para jogar bilhar. Basta retirar o tampo leve que recobre a mesa e esconder o pano e as caçapas. Os modelos vão desde os mais sociais, para salas de estar, até os mais rústicos, para jardins.


Essas, no entanto, não são as únicas personalizações possíveis. Há várias cores para o pano da mesa, entre elas azul, vermelho, preto e bege. A mais pedida é a verde, clássica do jogo. Solução mais incomum é colocar imagens no tecido. Fãs colocam retratos de Elvis Presley ou Marilyn Monroe. Borges conta que até já fez vários projetos para jogadores de futebol, nos quais os panos levam imagens deles em campo. Para um grupo de torcedores fanáticos, a empresa produziu uma mesa com o símbolo do time e acrílicos embutidos no acabamento, representando todos os títulos da equipe.

O consultor comercial recomenda que os móveis fiquem em locais protegidos de chuva e sol. Em ambientes úmidos, também deve haver ventilação, para combater o mofo. O arquiteto Gilson Freire, da Galeria Projetos, sugere que o ambiente em que ficará a mesa seja incrementado com aparador ou bar. “As pessoas quase sempre jogam com amigos, então é interessante ter algum apoio”.

Freire prefere integrar o local de jogo com a sala de estar, para acomodar confortavelmente quem não está jogando. Em um dos projetos que fez, optou por móveis baixos, para abrir mais espaço para o jogo. Além disso, ele lembra que as mesas devem combinar com o resto da decoração. “Fizemos um ambiente com uma mesa preta de pano vermelho e pés rebuscados – um móvel mais clássico, portanto –, que combinava com os tons escuros do resto do cômodo”. As varandas, segundo Freire, são ideais para a sinuca, por terem muito espaço. Se houver uma churrasqueira, a área de lazer fica ainda mais completa.

A luz, por fim, é um fator importante no jogo. O arquiteto diz que é preciso uma luminária em cima da mesa, grande o bastante para iluminar de maneira homogênea o pano. “Devem-se evitar sombras, que atrapalham o jogo”, completa Borges, lembrando que a lâmpada deve ficar entre 70 e 90 centímetros acima da mesa.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra


Deixe um comentário