Integração visual é o segredo para o piso ser a estrela

Escolher um piso é uma arte. Afinal, escolher o material , a cor e ainda combiná-lo com paredes e móveis não é tarefa das mais fáceis. Por isso, a arquiteta Paula Ferraz, do escritório paulistano Cavalcante Ferraz Arquitetura | Design, garante que o segredo está na integração visual.

Quando se acerta na composição, o chão pode ser até mais importante do que o resto da decoração na hora de definir a estética do ambiente. Por isso, muitas vezes é melhor ir além das opções mais básicas e investir em uma estampa diferente para imprimir o estilo do dono ao local. “O primeiro passo na hora de decidir o que vai ter no chão é conversar com o cliente, ver se ele quer um piso frio ou de madeira. A partir daí, a gente corre atrás das especificações como tom e tipo de material”, afirma Paula.

Como sempre, a escolha depende de um consenso entre o que o cliente quer e o que o arquiteto recomenda. “A escolha do tipo do piso depende de fatores técnicos, funcionais ou estéticos. A cor acaba ligada aos tons pretendidos na decoração do mobiliário, paredes e tapetes”, esclarece o arquiteto Marcus Carrasco. “Uma dica é fazer o piso de madeira quando já tem pedra ou mármore na parede. Isso ‘esquenta’ o ambiente”, recomenda Paula.

Escolha do material
Um fator que pesa na hora de escolher o material é o econômico. O mármore é o mais caro, custando cerca de 250 reais/m². Quem tem mais dinheiro para investir na obra pode usá-lo ou optar por ladrilho hidráulico. Uma solução mais econômica é usar esses materiais em detalhes, como molduras ou bordas. Mas, muito cuidado com a manutenção e a aplicação. Como esse tipo de piso é mais permeável, mancha com mais facilidade. Por isso, tanto mármore quanto ladrilho hidráulico exigem aplicação de impermeabilizante na instalação.

A madeira é um dos materiais mais resistentes e só pede manutenção mais pesada, com lixamento, a cada oito anos. Ela custa 185 reais/m². Imitando a madeira, existe uma modalidade de piso laminado que é mais resistente, ideal para quem tem criança ou cachorro. É um produto mais barato, sai por 100 reais/m². Para os clientes que não querem pedra só no banheiro e na área da piscina, não é preciso investir necessariamente no mármore. Existem produtos mais em conta, como o porcelanato, que imita pedra e custa entre 120 e 130 reais/m².

Se o piso é muito chamativo, com estampas, texturas ou cores fortes, o segredo é fazer a decoração com tons e elementos que não “briguem” com o chão ou usar a mesma paleta de cores. “Quando é um piso mais marcado, inserimos as cores do piso na arquitetura. Se é quadriculado, usamos o preto e o branco nos móveis e peças de decoração. Ou vamos para o outro lado e jogamos cores que não brigam com as do chão, como vermelho e amarelo”, afirma Paula.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra

 

 


Deixe um comentário