A bicicleta como peça de decoração

Uma boa notícia para quem gosta de pedalar, mas não sabe onde colocar a bicicleta ao chegar em casa: além de equipamento esportivo, a magrela pode se tornar uma bela peça de decoração. Pendurada na sala de casa ou estacionada no quarto, por exemplo, ela dá um toque especial ao ambiente.

Foi o que fez a arquiteta paulistana Consuelo Jorge ao decorar a casa de uma triatleta. “A bicicleta é parte da vida dela e merecia posição de destaque”, conta Consuelo, que colocou ganchos para as quatro bikes da cliente debaixo da escada da sala. O cantinho, que era um espaço morto, se tornou uma atração da residência. Mas, não é preciso ser ciclista para usar esse recurso na decoração. Peças antigas se transformam em esculturas e ajudam a dar um aspecto único para os ambientes com toques retrô.

Uma bicicleta em desuso, parte de uma coleção de antiguidades, se transformou no destaque da sala do arquiteto Karim Akl, de São Paulo. Ele conta que queria dar personalidade ao ambiente com peças únicas. “Não gosto de ter na decoração algo que as pessoas saibam que vende na loja da esquina”, explica.

Em lojas especializadas em ciclismo não é difícil encontrar diferentes tipos de ganchos que ajudam a fixar a bike na parede. Quem opta por essa solução, no entanto, deve tomar o cuidado de deixar o equipamento sempre limpo, para não sujar o ambiente, lembra Consuelo. Em alguns espaços, a arquiteta recomenda a instalação de uma chapa de aço na parede, para evitar marcas da borracha dos pneus. Além disso, quem escolhe pendurar a mesma bicicleta que usa para pedalar tem que tirar a sujeira todos os dias ao chegar em casa.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra


Deixe um comentário