Arborização é qualidade de vida

A arborização do ambiente residencial pode influenciar diretamente a qualidade de vida dos moradores, pois ela oferece inúmeros benefícios, tais como: conforto térmico, sombra, redução de poluição e de ruídos. Esses benefícios contribuem significativamente para o equilíbrio físico e emocional dos moradores. No entanto, a falta de planejamento da arborização do entorno da moradia pode influenciar sua eficiência. Nesse sentido, existem dois pontos fundamentais para um bom planejamento: inicialmente a análise do terreno a ser construído. Em segundo lugar, os aspectos quali-quantitativos das espécies arbóreas que forem escolhidas, ao se observar por meio de trabalho de campo, sua localização e a relação com os componentes urbanos e as condições fitossanitárias. A partir desses resultados, podem ser tomadas iniciativas para introdução e substituição de espécies arbóreas, para melhorar a qualidade de vida do futuro morador.

O Villeneuve Residence é um dos raros empreendimentos em Jaraguá do Sul que proporciona uma extensa e planejada área verde. São 6000 m² de área privativa, contendo inúmeras arvores nativas da região, tais como; jabuticabeira, carambola, nogueira, e mangueira, alem de flamboyants e diversas outras espécies de menor porte.

Conheça um pouco mais sobre estas árvores e o que elas podem fazer pela sua saúde e conforto:

Carambola

Árvore de pequeno porte, de flores brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. A fruta tem sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais.

Mangueira

A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas. É excelente fonte de vitamina A e C e apresenta quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio e Fósforo.

Flamboyant

O flamboyant, também conhecido por flor-do-paraíso, pau-rosa e acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas. Ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental.

Jabuticabeira

Árvore de até 8m de altura e porte piramidal. Seu fruto é arredondado de coloração roxo escura, com polpa esbranquiçada, adocicada, surge de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro.


Deixe um comentário