Arquiteta da Proma participa do Salone del Mobile Milano

Caroline Obenaus participou da 53ª edição do evento, que contemplou as inovações tecnológicas e os principais lançamentos das tendências da arquitetura mundial

Um encontro com grandes nomes do design e da decoração em um dos mais importantes e reconhecidos eventos do mundo: a arquiteta da Proma, Caroline Obenaus, participou entre os dias 8 a 13 de abril da 53ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália. “Percebi que o Brasil caminha lado a lado com as tendências mundiais. Essa é a terceira vez que participo da feira para que a Proma possa sempre desenvolver projetos atualizados, modernos, funcionais e que contemplem todos os lançamentos tecnológicos. Está na essência da construtora priorizar a sofisticação, o conforto e a sustentabilidade”, afirma.

As exposições acontecem no Centro de Exposições de Rho Fiera Milano – em 2014, foram cerca de 2400 fornecedores distribuídos em 24 pavilhões e admirados por mais de 300 mil pessoas de 160 países. Quem caminha pelas áreas expositivas da feira tem a liberdade de conhecer alguns dos maiores nomes do segmento e conferir o lançamento de todas as tendências da arquitetura mundial: móveis, decorações, disposição de móveis e objetos, cores, texturas, tecnologia e novos sistemas, eletrodomésticos, tecidos, lustres e composições dos ambientes – nada fica de fora do Salão Internacional do Móvel de Milão, que tem como missão tornar cada vez mais atraente um evento que acontece desde 1961.

Para Paulo Obenaus, diretor da Proma, a cultura da inovação precisa ser uma constante nas construtoras que prezam pelo bem estar dos seus clientes. “A participação dos nossos colaboradores em feiras de design, arquitetura e engenharia tem como objetivo aprimorar as nossas condutas e os nossos processos pensando sempre na satisfação dos moradores dos nossos empreendimentos. É interesse da Proma buscar constantemente por informações e novas metodologias para inovar e surpreender”, explica.

A exemplo de 2012, Caroline participou de uma série de eventos simultâneos, como a 20ª edição da Eurocucina e a quinta edição do Salone Internazionale del Bagno¸ que acontecem sempre nos anos pares e apresentam as principais tendências para cozinhas e banheiros. “Buscar novidades é primordial para quem trabalha com arquitetura. As propostas de todos os estandes comprovaram que a sofisticação e a tecnologia são aliadas do design e da funcionalidade e, por essa razão, os próximos empreendimentos da Proma com certeza serão inspirados em muitos detalhes vistos em Milão. Nossos clientes podem esperar por beleza e inovação na decoração das áreas comuns dos edifícios e novidades no design dos apartamentos decorados”, finaliza.

Hot Trends From Salone Del Mobile, Milan 2014
Decoração: o que está em alta?
Por Caroline Obenaus

O Salão do Móvel de Milão mostrou ideias inovadoras de designers de todo o mundo. O conceito principal é: “quanto menos, melhor”, principalmente por meio de móveis com um desenho clean, linhas retas e poucas divisórias. Os eletrodomésticos ficam escondidos por armários – inclusive o fogão – e o cooktop se torna invisível com o simples deslizar da bancada. As bancadas de granito e as mesas de jantar extremamente finas também chamam a atenção.

Assim como na edição de 2012 da feira, a tecnologia sensível ao toque e as portas com sistemas diferenciados de abertura prevalecem, bem como a iluminação dentro de armários, prateleiras, gavetas e atrás dos espelhos, possibilitando, assim, mais conforto e prazer aos moradores. Nesse sentido, a flexibilidade de espaços e móveis é colocada em evidência, como por exemplo, as mesas com sistemas de elevação que ficam altas (bar) ou baixas (copa) conforme a necessidade.

Outro ponto importante: independentemente do cômodo, a natureza é sempre bem-vinda – tanto para encantar quanto para contribuir com o dia a dia. Aliando a decoração à sustentabilidade, às plantas não devem ser reservados somente os jardins externos, tendo em vista que elas, assim, como as hortas, tornam todos os espaços mais acolhedores e sofisticados. No caso da cozinha, as plantas e as especiarias e os temperos sempre frescos, além de contribuírem com a decoração de paredes e mesas, dando um charme a mais ao ambiente, são de grande utilidade na preparação das refeições.

A transparência merece destaque: nos quartos, closets e armários são elaborados com vidros transparentes – novidade que se aplica aos outros cômodos – e, nas cozinhas, as cristaleiras estão em alta. Além disso, os vidros com desenhos em pintura ultravioleta (UV), cuja aplicação em cima do material é mais resistente, aparecem em vários modelos de decorações, bem como a utilização da laca autobrilho e dos vidros coloridos com aparência “gloss”, ou seja, brilhante. A tendência também aponta para os detalhes em dourado de móveis, objetos e luminárias.

Para finalizar, as madeiras aparecem na decoração com a aparência natural, sem a aplicação de verniz, e é imprescindível destacar que os tons de cinza e a cor pastel do rosa estão em evidência na composição dos ambientes. Mas, não deixe de apostar no branco e no preto, que nunca saem de moda.

Crédito das fotografias: Caroline Obenaus


Deixe um comentário