Arquitetura: a alma do empreendimento está dentro do escritório da Proma

Arquiteta da Proma, Caroline Obenaus, fala sobre as suas atividades cotidianas, as etapas de um projeto arquitetônico e as vantagens que a construtora tem com a conquista do seu próprio setor de arquitetura

caroline_obenaus_arquiteta_proma

Proma: Por que a Proma optou por ter o seu próprio setor de arquitetura?

Arquiteta Caroline Obenaus: A concepção do projeto arquitetônico é uma etapa muito importante dentro da construção civil, pois define os traços e as características do empreendimento. A centralização de um setor específico de arquitetura dentro da Proma Construções e Negócios tornou todas as etapas construtivas mais próximas do nosso controle, permitindo mais agilidade nos processos e nas aprovações. Aqui, desenvolvemos projetos arquitetônicos funcionais e compatibilizados com os demais projetos complementares, atendendo, assim, a necessidade, a demanda e o sonho dos clientes.

Proma: Quais são as vantagens de se ter um setor de arquitetura dentro da construtora e incorporadora?

Arquiteta Caroline Obenaus: A Proma está presente em todas as etapas da construção dos empreendimentos, oferecendo ao cliente o ciclo completo – do projeto à venda do imóvel. Isso quer dizer que acompanhamos – e garantimos – todas as etapas do processo, que preveem o programa de necessidades, a elaboração do projeto arquitetônico, a compatibilização, as aprovações nos órgãos competentes, a construção do empreendimento e a comercialização.

Proma: Quais são as suas atividades cotidianas dentro do setor de arquitetura da Proma?

Arquiteta Caroline Obenaus: Eu desenvolvo os projetos arquitetônicos – que englobam a implantação, a planta baixa de todos os tipos de pavimentos, os cortes, as fachadas e as perspectivas – e acompanho o processo durante a execução da obra. Paralelamente, crio os projetos de interiores para os apartamentos decorados e para as áreas comuns. Também sou responsável pelas alterações de projetos específicos dentro dos apartamentos para os clientes.

Proma: A arquitetura é a alma do empreendimento. Quais são as etapas que compreendem um projeto arquitetônico?

Arquiteta Caroline Obenaus: O projeto arquitetônico define a característica do empreendimento – desde o layout (tamanho dos ambientes, formato e posição dos mobiliários) até a estética interna e externa (volumetria, cores, paisagismo, iluminação e definição de materiais de revestimento). Todas essas etapas foram implantadas no setor de arquitetura da Proma para o Condomínio das Árvores, Milano Residenziale, Driessen Residenz, Condomínio das Pedras e, atualmente, para o Lumina Residence, que está em fase de construção. 

Proma: Os projetos de arquitetura guiam todas as etapas da construção de um empreendimento. Quais são os maiores desafios na hora de conceber um projeto?

Arquiteta Caroline Obenaus: Primeiramente, a nossa equipe comercial apresenta as necessidades de mercado. A partir daí definimos o “programa de necessidades” do empreendimento. Todo o meu trabalho gira em torno dessas definições – por isso, sempre falo que um projeto é um “quebra cabeça”: tem que montar até encontrar as peças que se encaixam. A diferença é que o arquiteto é quem cria as peças. Além disso, é preciso ficar atento com as áreas pré-estabelecidas para não fugir do valor de comercialização que pretendemos chegar. É necessário também sempre pensar na melhor solução estrutural e definir o espaço para a infraestrutura.


Deixe um comentário