BOTIJÃO DE GÁS: LEIS PROÍBEM O USO EM EDIFICAÇÕES COM INSTALAÇÃO INTERNA DE GÁS CANALIZADO

Uma explosão após um vazamento de gás em um apartamento de Timbó, no norte de Santa Catarina, reacende uma questão importante: é permitida a entrada de gás em botijões ou cilindros nas edificações que possuem instalação interna de gás canalizado?

08

As leis variam de município para município, mas, no geral, a legislação diz que ter botijões de gás nos apartamentos com gás canalizado é proibido por questões de segurança. No caso de prédios com mais de cinco apartamentos com instalações externas para gás, o botijão ou o cilindro devem permanecer no pavimento térreo e do lado de fora da edificação.

Gás canalizado

O gás natural canalizado é uma fonte de energia limpa, segura, eficiente e de distribuição contínua que representa uma comodidade aos moradores de condomínios, já que elimina a necessidade de compra e armazenamento de botijões de gás.

10

A instalação de gás canalizado deve seguir padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e requer manutenção.

O condomínio tem a responsabilidade de permitir e cobrar a manutenção necessária da empresa responsável na central de GLP. Uma das manutenções, que deve ser realizada por uma empresa qualificada, é o teste de estanqueidade, que verifica a vedação pneumática das instalações.

O condomínio também tem o dever de:

  • Zelar pela preservação das instalações.
  • Acionar a assistência técnica da empresa fornecedora do GLP sempre que entender que existe algum problema no fornecimento/abastecimento, seja na estrutura externa ou nas unidades dos moradores.
  • Ter e manter uma brigada de incêndio em condições de uso, sempre respeitando as determinações legais.

A manutenção dentro do apartamento é de responsabilidade do morador, sendo fundamental:

11

  • Ter ventilação permanente no local onde o gás canalizado é utilizado (banheiro, cozinha), pois em caso de vazamento é importante que o gás se dissipe rapidamente para evitar acidentes graves.
  • Instalar aquecedores de marcas aprovadas e que estejam de acordo com as normas e legislações vigentes, respeitando a capacidade do equipamento versus utilização/volume de gás.
  • Realizar manutenção preventiva com especialista da área nos equipamentos que utilizam o GLP (aquecedor, chuveiros, fogão, torneiras de água quente).
  • Acionar a empresa fornecedora sempre que perceber um vazamento ou alguma divergência na medição do consumo.
  • Fixar a mangueira sempre com braçadeiras para melhor segurança. O ideal é que a mangueira seja de cobre ou certificada pelo INMETRO com a gravação NBR 8613 e prazo de validade.
  • Estar atento ao regulador de pressão, que também deve respeitar a norma NBR 8473 e possuir certificado do INMETRO. A validade do equipamento é de cinco anos, conforme ABNT NBR 8473.
  • Manter fechado o registro geral de segurança quando não estiver usando o aquecedor e habituar-se a verificá-lo, rotineiramente, antes de dormir ou ao sair de casa.
  • Não usar a temperatura máxima do aquecedor desnecessariamente. Para ajustar a temperatura ideal do banho, use o botão de controle de temperatura do aquecedor (quantidade de gás). Colocar o controle na temperatura máxima e misturar água fria desperdiça água e gás.
  • Manter os aparelhos limpos e regulados. A presença de sujeira e resíduos pode contribuir para uma queima incompleta do gás. Recomenda-se uma revisão periódica (anual) dos aparelhos por técnicos ou empresas especializadas.

Benefícios do gás canalizado

  • Com o gás natural canalizado o fornecimento é contínuo e ilimitado, sem riscos de interrupção inesperada. Dispensa solicitações de reabastecimento.
  • Com um aquecedor a gás, a água do chuveiro pode ser controlada na temperatura desejada.
  • O pagamento acontece somente após o consumo, por meio de uma conta individual.
  • Os locais adaptados para o gás natural são vistoriados seguindo as normas de segurança brasileiras para uso de gás canalizado.
  • É impossível o gás natural sofrer adulterações.
  • Aumento da durabilidade de fogões e fornos, uma vez que o gás canalizado emite menos gases ácidos e compostos de enxofre.

09

O que fazer em caso de vazamento de gás?

  • Vazamento de gás sem fogo

– Feche o registro de gás.

– Afaste as pessoas do local.

– Não acione interruptores de eletricidade.

– Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência.

– Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.

– Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas.

– Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros.

  • Vazamento de gás com fogo

– Se possível, feche o registro de gás.

– Afaste as pessoas do local.

– Desligue a chave geral da eletricidade.

– Retire do local os materiais combustíveis que puder.

– Chame o Corpo de Bombeiros.

Usa botijão de gás em locais permitidos?

Fique atento a esses cuidados para evitar vazamentos, explosões e incêndios:

07

  1. A marca da distribuidora, a certificação do INMETRO e o prazo de validade devem estar especificados no corpo do botijão de gás, no regulador de pressão e na mangueira.
  2. Recuse botijões sem o lacre da distribuidora na válvula, muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.
  3. Não faça extensões na mangueira de gás, juntando várias delas.
  4. O botijão deve permanecer sempre na posição vertical, nunca deitado.
  5. Não armazene o botijão de gás em lugares fechados (como em armários de cozinha), preferindo colocá-lo do lado de fora – em local arejado, coberto e protegido das intempéries.
  6. Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.
  7. Armazene o botijão a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.
  8. Feche o registro de gás sempre que não estiver usando o fogão.
  9. Em caso de suspeita de vazamento de gás feche o registro de gás, não acione interruptores de eletricidade, alerte e afaste as pessoas do local, abra portas e janelas, não acenda fósforos ou isqueiros e retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.
  10. Com fogo, retire as pessoas do local e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Se possível, utilize extintor de incêndio de pó químico seco para apagar as chamas.

Dica importante!

Após a instalação do botijão de gás, passe espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás/regulador de pressão. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Se ainda assim o vazamento continuar, leve o botijão para um local ventilado, deixe o regulador desconectado e chame a assistência técnica.

05

Nunca use fósforo, isqueiro ou vela para verificar se há vazamento de gás, pois isso pode causar um incêndio!

Fontes:

Revista Síndico
Corpo de Bombeiros do Paraná
UOL
Clic RBS
Proteste

_______

Leia também:

Proma adota processo construtivo sem pilares e vigas. Clique aqui e saiba mais.


Deixe um comentário