COMO DECORAR USANDO CORES SÓBRIAS?

Que o pretinho básico é um clássico na moda ninguém discorda, não é mesmo? Já na arquitetura, não há regras sobre o que usar ou não, mas, na dúvida, vale apostar em tons sóbrios na decoração.

Os beges e cinzas parecem ter tomado conta das residências, uma vez que podem ser muito elegantes e seguros. Ainda assim, essa tendência pode “padronizar” os ambientes e ignorar acessórios vibrantes. Caso você não consiga abrir mão do básico, listamos algumas dicas para ajudar a criar um espaço neutro, mas bem longe de ser “sem graça”.

Equilibre o quente e o frio

A dica é misturar o frio do cinza com o acolhimento que o marrom transmite. Projetos de marcenaria ajudam bem nessa tarefa, uma vez que a madeira aquece o visual. Fugindo do minimalismo, aposte em formatos exóticos e ousados.

Capriche nas texturas

Os acabamentos são essenciais para trazer elegância. Ainda no jogo de frio e quente, o metal pode dar um toque mais sério e refinado, enquanto os tecidos de mantas, tapetes e cortinas oferecem conforto. Os acessórios artesanais também são uma mão na roda para garantir personalidade.

Elementos surpresa nas paredes

Para não cair na monotonia, vale mesclar os acabamentos das paredes, que podem ser parte lisa e parte revestida com tijolinhos ou azulejos. Isso faz com que o cômodo ganhe profundidade.

Obras de arte

Nada levanta melhor um ambiente do que um belo quadro. Ter uma paleta neutra significa que você pode ousar nas obras de arte de vários tamanhos e formatos. Elas podem ser o ponto alto da sua decoração. Aposte em esculturas, vasos de cerâmica e luminárias com um toque artístico.

Estampa nos acessórios

É a saída para quem tem medo de apostar em cores vibrantes. Vasos e almofadas podem ser estampados e discretos, ao mesmo tempo. Eles ajudam a agregar personalidade e são ótimos para quem sempre gosta de fazer pequenas alterações no décor de casa.

Entre o vermelho e o amarelo

Ambas as cores tendem a ser chamativas, mas você pode brincar com elas dentro de um cômodo inserindo tons próximos ao caramelo. As peças de cerâmica e os objetos de palha também entram na brincadeira e pequenos toques de vivacidade podem entrar nos detalhes. Isso vai fazer com que seus olhos passeiem pelo cômodo, sem se prender a uma coisa só.

O que você achou dessas dicas? 🙂

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • Vai alugar? Clique aqui e confira 5 dicas de decoração.
  • Mantas na decoração: para embelezar, acolher e aquecer. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário