Como escolher a cor do quarto do bebê?

A gravidez é um momento mágico na vida da mulher que, junto aos demais familiares, aguarda com alegria o nascimento de um novo membro da família. É também um período agitado, de preparação, decisões e até de algumas indecisões – afinal, os futuros papais precisam deixar tudo arrumado para a chegada do bebê.

Exatamente por isso, é comum que surjam dúvidas, que vão desde a escolha do nome da criança, passando pela compra do enxoval, até a escolha da cor do quarto do bebê. Esta última questão, aliás, é bastante importante, já que – embora algumas pessoas desconheçam ou não deem valor a isso – cada cor tem um significado e diz muito sobre a personalidade da mãe e seus desejos em relação ao bebê.

Abaixo, Aline Mendes, arquiteta e Mestre em Feng Shui, explica o que é importante levar em consideração na hora de escolher a cor do quarto do bebê, bem como os significados das principais cores na análise do Feng Shui.

p1

A escolha das cores de acordo com a personalidade e os desejos da mãe

Aline Mendes destaca que os tons quentes estão mais ligados às energias telúricas (da Terra), são estimulantes e, também, acolhedores. “Assim, uma mãe que esteja procurando alegria e movimento em sua vida, tenderá a preferir estes tons. Já as cores frias estão ligadas às energias cósmicas, são calmantes e refrescantes. Uma mãe que esteja buscando tranquilidade, paz, provavelmente terá simpatia por estas cores”, diz.

Mas, é preciso estar atento aos excessos, que podem gerar efeitos indesejados. “Um quarto com cores quentes em excesso pode deixar o bebê agitado e levar a problemas como insônia ou cólicas. Um quarto com cores excessivamente frias pode levar à apatia e à depressão, enfraquecendo o sistema imunológico. Por isso, o ideal é ter um equilíbrio de cores quentes e frias no quarto do bebê”, explica.

O significado de cada cor para o quarto do bebê

 

Rosa

No Feng Shui, o rosa está associado ao Fogo, mas de uma maneira suave. “Traz vivacidade, amorosidade, estímulo na dose adequada, sem excessos”, destaca a profissional.

p1-2

Amarelo

É uma cor de Terra, traz estabilidade, segurança e conforto. “Em tons vivos, está associado à alegria e é um estimulante dos processos mentais”, diz Aline

p1-3

Branco

Esta cor, segundo o Feng Shui, pertence à categoria do Metal. É uma cor neutra, com tendência ao yin-frio. “Pode ser muito interessante como base para aplicação de detalhes em outras cores. Mas um quarto de bebê totalmente branco torna-se estéril pela falta de estímulos, e deve ser evitado”, destaca a arquiteta.

p1-4

Verde

Está ligado à abundância, à fertilidade, à criatividade. Em excesso, pode causar agitação ou irritabilidade.

p1-5

Vermelho

É um tom que, no Feng Shui, associa-se à fase Fogo. “É muito estimulante, sendo a cor mais yang (masculino) do espectro, e deve ser usada apenas em detalhes no quarto de bebês, nunca em grandes áreas, como paredes ou cortinas”, destaca Aline.

p1-6

Azul

Os tons mais frios de azul, na análise do Feng Shui, estão associados à Água. Trazem tranquilidade, calma, introspecção. “Mas, em excesso, podem estimular o medo e a tristeza. Os tons mais quentes de azul, como o turquesa, funcionam energeticamente como o verde”, diz Aline Mendes.

p1-7

E agora? Ficou mais fácil se inspirar e escolher as cores do quartinho do seu pequeno?

Fonte: Dicas de Mulher


Deixe um comentário