COMO ESCOLHER (CORRETAMENTE!) A PIA PARA UM BANHEIRO PEQUENO?

Água por todos os lados e cantos? Nem pensar! Então como escolher corretamente a pia?

Hoje em dia, o maior desafio de arquitetos e designers de interiores é o melhor aproveitamento dos espaços. Banheiros, principalmente, precisam ser bem pensados para que fiquem adequados à necessidade do morador.

Confira as nossas dicas!

1. BANCADAS DE CANTO

Dependendo da área do ambiente (levando em consideração as aberturas de vãos – janelas e porta), pode não haver nenhuma outra opção melhor para o layout do banheiro do que a pia de canto. Existem louças moldadas para esse fim.

Contudo, também é possível mandar fazer um móvel sob medida, com um tampo de pedra recortado especialmente. Nesse caso, uma bela opção de cuba seria a do tipo redonda, com 30 a 35 cm de diâmetro.

2. BANCADAS ESTREITAS

As cubas redondas de 35 cm ou quadradas de 40 cm são adequadas para banheiros pequenos. Suas medidas são mínimas. Mesmo assim, o espaço do ambiente pode ser limitado demais e só oferecer espaço suficiente para uma pia estreita.

Uma boa solução, nesse caso, é reduzir a área de bancada para 30 cm ou menos nas zonas além da pia. Sendo assim, é provável que a cuba fique encostada da parede do banheiro. Para que nenhuma umidade respingue numa parede sem revestimento ou se infiltre entre reajustes de revestimentos, é importante prever uma faixa de roda-banca sobre o tampo do gabinete (em torno de 7 a 15 cm).

3. ÁREA MÍNIMA

É possível que não haja nenhum espaço livre além da área mínima da própria pia. Pode-se recortar um tampo em um desenho que apenas garanta a sustentação da cuba.

Também pode-se mandar fazer, sob medida, um gabinete com o tamanho exato – largura e profundidade – da cuba. Modelos em formato quadrado e retangulares são ideais para otimização de espaço de planta – tendo medidas em torno de 20 cm de profundidade.

Observação: banheiros antigos não reformados podem já ter instalada uma pia lavatório, apoiada sobre coluna de porcelana. Para aproveitar a peça, sem precisar reformar o ambiente, uma solução de otimização de espaço são os gabinetes em formato meia lua, com encaixe para coluna.

4. CUBAS EMBUTIDAS OU ESCULPIDAS

Para finalizar essa lista, precisamos citar as cubas esculpidas – feitas em mármore, por exemplo. Esse modelo de cuba é uma das maiores tendências atuais. Isso porque é bonito, versátil e com grande possibilidade de personalização.

Isso quer dizer que pode ser feito conforme as medidas desejadas, ideal para ambientes de áreas pequenas.

A pia esculpida é recortada diretamente em blocos de pedra maciça ou montada com placas de pedra – um dos detalhes mais bonitos do design desta peça é a placa estrategicamente posicionada para ajudar no escoamento da água e ocultar o ralo, o que deixa o visual do banheiro mais sofisticado.

São outros materiais adequados para criação de pia esculpida: granito, pedras artificiais e porcelanato.

Com criatividade e bom gosto é totalmente possível achar a pia certa para o seu banheiro. Viu só?

Fonte: Blog Lopes________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário