COMO FAZER O PÃO DURAR MAIS? CONFIRA 7 DICAS

Rogério Shimura já foi professor, chef, apresentou receitas na TV e ensinou milhares de pessoas a comer melhor. Sim, porque quem cozinha em casa investe nos melhores ingredientes e sabe exatamente o que está levando ao forno – fazer boas escolhas é a primeira lição para quem quer caprichar na alimentação.Pensando nisso, ele apresenta 7 dicas para que o pãozinho dure mais tempo sem perder a textura ou o sabor.

Confira!

1. Quanto maior o pão, mais tempo ele dura

“Um pãozinho pequeno, de 30 gramas, fica duro rapidamente porque tem pouca umidade guardada em seu interior. Pães maiores conservam melhor o líquido, o que garante textura agradável por mais tempo”, explica Shimura.

2. Dê uma força para o saquinho de papel

Guardar o pão apenas no saquinho de papel ou enrolado numa toalha é uma escolha pouco eficaz. O ideal é mantê-lo em um lugar hermeticamente fechado, que impeça a umidade de escapar. Vale usar uma sacolinha plástica ou um cesto do mesmo material.

3. Pão doce dura mais

Existe uma explicação científica para isso. Tranças e brioches levam gordura na massa, o que também contribui para desacelerar a perda de líquidos. Viu? Não era só impressão sua.

4. Não tenha medo do frio

Guardar o pão na geladeira é um bom truque para retardar a deterioração, que acontece mais rápido com as versões integrais e caseiras, sem conservantes. “Se for congelar, já guarde nas quantidades que você costuma consumir”, sugere Shimura.

5. Descongele aos poucos

Congeladores domésticos alcançam temperaturas amenas se comparadas aos profissionais. Sendo assim, é comum encontrar cristais de gelo nas fatias guardadas no freezer. Para evitar manchas ou texturas irregulares, elimine esses gelinhos antes de reaquecer o pão.

6. Regenere do jeito certo

Pré-aqueça o forno a 180 graus por cinco minutos. Molhe as mãos e passe em volta da casca antes de colocar o pão exposto ao calor. Isso vai fazer com que a crocância volte, enquanto o miolo fica quentinho.

7. Micro-ondas está vetado

O equipamento trabalha chacoalhando as moléculas de água e aquecendo de dentro para fora – combinação que deixa escapar a umidade sem criar crocância, (tudo o que não se recomenda para um bom pão).

Dicas bem legais, não é mesmo? Vamos preparar um café com aquele pão bem quentinho?

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • CLIQUE AQUI E SAIBA COMO LIMPAR CORRETAMENTE OS ELETRODOMÉSTICOS.

  • SUSTENTABILIDADE NA COZINHA: 7 DICAS PARA REDUZIR O LIXO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário