COMO HARMONIZAR CERVEJA COM CHURRASCO?

Cerveja e churrasco: há quem diga que essa é a combinação favorita dos brasileiros! Se você estiver dentro desse grupo, que tal aprender a harmonizar os principais cortes de carne com cerveja?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber se o tipo de carne e a cerveja têm potências equilibradas – por isso, observe o teor alcoólico, o perfil do malte (tosta, torra, doçura, adstringência), o amargor e a acidez. No alimento, vale considerar a gordura, a doçura, os temperos, a condimentação e a acidez.

Picanha

Por apresentar uma gordura bem definida na peça, bastante apreciada, a sugestão de harmonização é uma IPA, que possui um amargor bem intenso, mas agradável, que equilibra o salgado da carne. Já o alto teor alcoólico tem a função de equilibrar a gordura. O perfil frutado será destacado quando a percepção de amargor e gordura se equilibrarem.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne que também tem bastante gordura, mas com uma distribuição menos uniforme, razão pela qual muita gente acaba comendo a porção com pouco teor de gordura. A sugestão de harmonização é uma Brown ale, cerveja com perfil maltado que traz uma doçura que remete à biscoitos, amêndoas e um toque de caramelo. Aqui, espera-se que o sabor da carne e da cerveja se complementem. Não é fã de doce? Uma Erdinger deve dar conta do recado, pelo malte tostado e singular.

Costela bovina

Carne gordurosa, que tem muito sabor, untuosidade e normalmente é mais salgada que o normal. A sugestão de harmonização é uma cerveja potente, com teor alcoólico mais alto, como uma Doppelbock Rauchbier, que gira em torno de 8%. Todo esse álcool vai ajudar a equilibrar a gordura. A doçura dos maltes e o perfil de tosta irão contrastar com o salgado da carne. As notas de caramelização da cerveja vão somar à caramelização da costela e o perfil defumado da cerveja irá complementar o sabor da carne.

Cupim

O cupim é outra carne gordurosa, mas que possui bastante fibra, o que a torna suculenta quando feita lentamente em fogo baixo. Para harmonizar a potência dessa carne, a sugestão é a Robust Porter, uma cerveja com teor alcoólico alto, que varia até 6,6%. O álcool e o amargor devem ajudar a confortar o palato, equilibrando a gordura na medida certa.

Lombo suíno

Como essa é uma carne suína com teor de gordura mais moderado, a sugestão é por complementação e o estilo escolhido é uma Dubbel. Belga, ela tem um perfil frutado intenso, que remete a frutas roxas, e maltado, que traz à lembrança o caramelo, um pouco de chocolate e cacau. Espera-se que o perfil doce dessa cerveja complemente a caramelização da carne.

Linguiça

Considerando uma linguiça de pernil, sem muitas especiarias e condimentos, o estilo sugerido para equilibrar a gordura e a baixa caramelização é uma Tripel, estilo belga que tem notas de frutas amarelas e especiarias. Espera-se que ela complemente e tempere um pouco mais a linguiça, enquanto o alto teor alcoólico contraste a gordura. A cerveja tem um perfil um pouco doce, que deve equilibrar o salgado da carne.

Frango

Por se tratar de uma carne mais suave, o frango pede por cervejas mais leves. É o caso da Vienna Lager. As suaves notas carameladas da cerveja complementam as do frango, enquanto o álcool é suficiente para equilibrar a gordura.

Queijo coalho

Aqui, a cerveja indicada é uma Saison. Leve, refrescante e seca, ela também tem perfil de frutas amarelas e especiarias. Espera-se que a secura e alta carbonatação da cerveja contraste com a gordura do queijo e que as especiarias ajudem a temperá-lo.

Pão de alho

A indicação para harmonizar o pão de alho é uma velha conhecida dos brasileiros, a cerveja Pilsen. Sua carbonatação e teor alcoólico são suficientes para quebrar a gordura da pasta de alho, e ainda há uma semelhança entre o perfil tostado do pão e a tosta do malte.

Pronto para o churrasco do domingo?

Fonte: Casa e Jardim

_________

Leia também:

  • Qual é o modelo ideal de churrasqueira? Clique aqui e confira.

Deixe um comentário