COMO LIMPAR CORRETAMENTE OS ELETRODOMÉSTICOS?

De vinagre a esponjas de aço: muitos são os “truques” utilizados para fazer a limpeza de eletrodomésticos, mas nem todos os métodos são realmente indicados e eficazes.

Por essa razão, mostramos algumas dicas de limpeza para cada eletrodoméstico – tanto por dentro, quanto por fora. Confira!

Geladeira e freezer

A higienização de refrigeradores deve ser feita semanalmente. Antes de tudo, é necessário retirar todos os produtos que estão dentro deles e desligá-lo da tomada. Depois, utilize uma esponja macia molhada na água fria e um pouco de detergente neutro para higienizar todo o interior do eletrodoméstico. O mesmo deve ser feito com o freezer.

Muita gente se queixa de odores desagradáveis no refrigerador e, para evitar, é importante ser bastante detalhista com a questão do armazenamento de alimentos. Armazene os mantimentos em recipientes com tampa (nada de saquinhos plásticos ou embalagens semiabertas), fique de olho na data de validade de todos os produtos e pesquise sobre o tipo de conservação que cada um deles exige.

Micro-ondas

É essencial manter o utensílio limpo e seco e, para isso, é necessário higienizá-lo com um pano úmido toda vez que ele for utilizado e fazer uma limpeza mais profunda semanalmente.

Para remover gordura ou outros resíduos mais “teimosos”, use sabão neutro, enxague as superfícies com um pano molhado e seque tudo. Após esse processo, é indicado manter a porta do micro-ondas aberta por alguns minutos para que o excesso de umidade evapore.

Para limpar a parte externa, use uma esponja ou um pano macio e um detergente suave. É importante não deixar que entre água nos orifícios de ventilação do micro-ondas para evitar danos no funcionamento interno do eletrodoméstico.

Fogão e forno a gás

Como os respingos de gordura e comida são frequentes, os fogões e fornos a gás estão constantemente sujos. Para evitar que se formem crostas difíceis de se remover, é indicado que eles sejam limpos após cada uso – tanto por fora, quanto por dentro – com um detergente neutro. Para superfícies feitas com inox, procure produtos específicos.

Cafeteira

Para se livrar de possíveis respingos de café e pó acumulado na superfície de cafeteiras é importante limpar o exterior delas com uma esponja embebida em detergente neutro e remover os resíduos com um pano úmido. Já o interior da cafeteira deve ser limpo ao menos uma vez por mês – basta despejar água e ligá-lo como se fosse preparar café, mas sem o pó.

Torradeira

A higienização da parte externa da torradeira é igual à da cafeteira – feita com um detergente neutro em uma esponja molhada. Na sequência, retire os resíduos com um pano limpo e úmido. Na hora de limpar a parte interna, não insira nenhum objeto na abertura dos pães.

Com essas dicas ficou muito mais fácil limpar os eletrodomésticos, não é mesmo?

Fonte: Delas – iG

____

Leia também:

  • Infusão de vinagre ajuda na limpeza da casa. Clique aqui e saiba mais.
  • Coisa de profissional: clique aqui para saber 10 truques de limpeza incríveis.

Deixe um comentário