COMO PLANTAR UM GIRASSOL?

O girassol é uma planta heliotrópica, ou seja, seu caule gira para posicionar a flor na direção do sol (Foto: Pexels / Pixabay / CreativeCommons)

Conhecida por ser uma planta heliotrópica, ou seja, cujo caule gira para posicionar a flor na direção do sol, o girassol costuma encantar.

Famosa pelas flores amarelas, contudo, a planta guarda alguns segredos, como o fato de ter aproximadamente 70 espécies, possuir flores com outras colorações (como vermelho, branco e laranja), e ainda ter alguns exemplares comestíveis.

“Como o próprio nome já diz, gostam muito do sol e giram para acompanhar o seu movimento. Por esse motivo, o melhor é plantá-los na área externa, mas caso seja cultivada dentro de casa, escolha um cantinho próximo a uma janela, com muito sol”, diz a paisagista Iedes Campezzi.

DENTRO OU FORA?

Segundo a paisagista, os girassóis podem ser divididos em três grupos principais:

  1. girassóis altos.
  2. girassóis anões.
  3. girassóis coloridos.

A espécie mais indicada para cultivo dentro de casa será definida pelo tamanho da muda. “Isso é muito importante, pois existem espécies que passam dos 6 metros! Mas há também o grupo de girassóis anões, que chegam até 20 cm”, explica.

Para quem quer cultivar a planta em casa, a dica é optar por um vaso grande. “Os girassóis têm raízes profundas, então o ideal é um vaso fundo, com terra fofa. Além disso, é melhor plantar sempre um vaso só de girassóis, visto que eles possuem algumas toxinas que podem matar outras plantas, até mesmo grama”, relata o paisagista Joab Cabral.

PLANTIO

Para o plantio, recomenda-se abrir um buraco na terra com 2,5 cm de profundidade, segundo Iedes. No caso de plantar várias mudas, o espaço entre elas varia de 25 cm a 50 cm. Já o solo deve ser mantido úmido pelos períodos de germinação, que dura cerca de 10 dias.

Acerca da melhor época para plantar, os paisagistas destacam ser o verão, sendo que, da germinação à flora, costuma-se levar de 50 dias a três meses, conforme a espécie.

Existem entre 67 e 70 espécies de girassois, incluindo com outras colorações, como vermelho, branco e laranja (Foto: Pixabay / Filio / CreativeCommons)

CUIDADOS GERAIS

O girassol não é uma planta complicada para cultivar. Sua principal exigência, como não poderia deixar de ser, é o sol! “O girassol precisa de seis horas diárias de sol, no mínimo”, alerta Joab. Ele explica ainda que a rega deve ser feita durante todo o período de crescimento e de germinação, além de 20 dias antes e depois da floração.

Iedes acrescenta ser importante também regar a planta quando a terra estiver seca, o que pode ser verificado colocando os dedos no solo: se saírem limpos, é hora da rega!

Sobre a poda, esta deve ser feita com uma tesoura de jardinagem bem afiada, retirando as folhas velhas e cortando o caule principal quando a flor murchar. “Esse corte deve ser limpo e transversal, um pouco acima da metade do caule. Isso permite que a planta permaneça saudável”, finaliza Iedes.

Conta pra gente: você vai ter um girassol dentro ou fora de casa?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário