COMO PRESERVAR E LIMPAR O MICRO-ONDAS CORRETAMENTE?

81

Micro-ondas: você já imaginou o seu dia a dia doméstico sem ele?

Assim como qualquer eletrodoméstico, o micro-ondas também tem uma vida útil, que pode variar entre 10 e 12 anos. Mas, para conservá-lo corretamente são necessários alguns cuidados.

A seguir, saiba como deve ser feita a limpeza desse eletrodoméstico para livrá-lo de perigos e também da deterioração.

1. O micro-ondas deve ficar alojado em um ambiente bem arejado e que tenha espaço para permitir a saída de ar do ventilador do equipamento. “Não coloque nada em cima e não deixe a parte de trás muito perto da parede. O aquecimento da região traseira pode gerar riscos”, avisa Baltus Cornelius Bonse, professor do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI.

2. Há quem faça a limpeza com um pouco do vapor da água com vinagre ou limão. Mas isso só deve ser feito de vez em quando. “Por serem ácidos, eles acabam oxidando o metal do forno, levando à ferrugem. O uso frequente também pode danificar a tinta, especialmente quando já tiver uma rachadura”, fala Baltus.

3. O melhor é usar produtos que não sejam abrasivos. Uma dica é colocar uma tigela com água (não muito rasa) de três a cinco minutos para aquecer. Ao final, não retire o recipiente de imediato! Deixe o vapor amolecer as moléculas de gordura. Após um período de descanso, tire o excesso de sujeira com um pano seco. “Nunca deixe o equipamento fechado com umidade! Isso pode enferrujá-lo por dentro”, diz Renato de Brito, engenheiro eletricista e professor mestre do Eniac.

4. O cloro e produtos químicos podem ficar retidos nas paredes do forno. Por isso, também devem ser deixados de lado. Além de prejudicar a vida útil do micro-ondas, os componentes podem contaminar os alimentos.

5. Nunca jogue água, álcool ou produtos de limpeza diretamente no painel digital, que poderá não obedecer aos comandos caso isso aconteça. Do lado de fora também existe uma “grade” (entrada de ar) que acumula sujeira. Use uma buchinha para remover a poeira a cada seis meses, pelo menos.

Depois do uso

6. “A cada utilização é recomendável deixar a porta aberta por mais ou menos 10 minutos para sair o vapor, e para que o calor não fique acumulado e não condense a água que fica dentro do micro-ondas. Desta forma, a incidência de possíveis focos de ferrugem é amenizada”, aconselha João Carlos Lopes Fernandes, professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia.

7. Isso remete a outro ponto: como o interior do forno é metálico, ele nunca deve ser ligado vazio, ou seja, sem nada em seu interior para absorver a energia das ondas. “O sucesso do forno de micro-ondas se dá pelo fato de que todo alimento tem água no seu interior e é ela que interage muito bem com o campo eletromagnético. Os recipientes, como louças e cerâmicas comuns, também não dissipam muito a energia de micro-ondas; eles também não podem ser colocados “sozinhos” no forno. Há que haver algo (o alimento) no interior para absorver a energia”, explica Eduardo Pouzada, professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia.

Quantas dicas úteis para preservarmos o nosso aparelho micro-ondas, não é mesmo? Faça bom uso de cada uma delas!

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário