DEIXAR A TOALHA SECANDO NO BOX DO BANHEIRO É PREJUDICIAL À SAÚDE

Se você tem o hábito de deixar a toalha secando no box do banheiro, é melhor repensar essa atitude. Principalmente em épocas mais frias (ou chuvosas), quando o sol não costuma dar o ar da graça nas casas (e muito menos no box do banheiro), a toalha é um grande acumulador de micro-organismos que podem causar doenças de pele, incluindo a sarna. Portanto, nem pense em deixá-la secando em locais úmidos e muito menos sobre a cama.

A recomendação é que as toalhas de banho sejam penduradas para secar melhor em local ventilado ou com sol e lavadas depois de três ou cinco vezes de uso. Então, nada de deixar a semana inteira secando no banheiro antes de trocá-las e lavá-las.

O ideal é levar a toalha ao varal para que ela seque ao vento ou ao sol, ou mesmo na secadora de toalhas, já que mofos e leveduras causadoras de micoses, bactérias e ácaros podem estar junto à toalha. Fungos, vírus e certos tipos de ácaros que despertam alergias e asma são outros exemplos de micro-organismos presentes nas toalhas, roupas e até nos pijamas, embora muita gente acredite que estas peças permaneçam limpas por mais tempo.

“Nosso corpo possui, naturalmente, trilhões de microrganismos. A maioria deles está presente em nossa pele e intestinos. Frequentemente, são inofensivos, ou seja, dificilmente são causadores de doenças, e podem exercer uma função protetora contra a invasão de organismos patogênicos ou prejudiciais”, explica a bióloga especialista em microbiologia e professora do departamento de Química e Biologia da UTFPR Giselle Maria Maciel.

Casos especiais e dicas de lavagem

Além de trocar as toalhas com certa frequência, existem algumas recomendações. Por exemplo: para quem usa máquina de lavar, a recomendação é evitar acúmulos para não colocar grandes quantidades de itens de uma única vez durante a lavagem.

Usar água quente é outra dica de ouro, segundo a bióloga, já que algumas bactérias patogênicas podem sobreviver à lavagem em baixas temperaturas e a água acima de 40 graus facilita a eliminação de diversas bactérias e fungos.

Frequência de lavagem

  • Lençóis e demais roupas e cama devem ser lavadas pelo menos uma vez a cada duas semanas – ou menos, se você transpira muito;
  • Toalhas de banho devem ser penduradas para secar melhor entre os usos e lavadas depois de três ou cinco usos;
  • Roupas íntimas e meias devem ser lavadas após cada uso. Sutiãs, por sua vez, podem ser usados mais do que uma vez antes de lavar – entre duas ou três vezes.

Vamos cuidar da nossa saúde. Sempre!

Fonte: Gazeta do Povo

_______

Leia também:

  • CLIQUE AQUI E CONFIRA 10 ERROS COMUNS NOS CUIDADOS COM A TOALHA DE BANHO.
  • CLIQUE AQUI E SAIBA COMO DEIXAR O SEU BANHEIRO COM CARA DE SPA.

Deixe um comentário