DIA A DIA: COMO AUMENTAR A SEROTONINA, O HORMÔNIO DA FELICIDADE?

Você sabe o que é a serotonina?

A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, um mensageiro químico no cérebro, que está associado ao bem-estar e à felicidade.

01

Por essa razão, é possível melhorar o seu humor e o seu astral indo direto à fonte. Confira as dicas!

1. Chocolate

Sim, o chocolate realmente nos deixa mais felizes! Pesquisas comprovam que o chocolate aumenta os níveis de serotonina no cérebro. O diretor de nutrição do Good Housekeeping Institute, Jaclyn London, aconselha a consumir o equivalente a 200 calorias por dia do alimento.

2. Meditação consciente

Torne-se mais atento! Respire fundo e faça uma meditação reconhecendo seus pensamentos e os aceitando, sem os julgar. Esta prática pode ajudar na saúde física e emocional, reduzindo ansiedade, dores crônicas e pressão alta.

3. Exercícios

A atividade física também aumenta o nível de serotonina. O médico americano Joseph Mercola aconselha a andar de 7 a 10 mil passos por dia e fazer exercícios de alta intensidade. Mas, não deixe de consultar um profissional antes de praticar exercícios.

4. Ioga

Estudos recentes apontam que a ioga pode produzir efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, influenciando positivamente os neurotransmissores.

5. Sol

Tomar sol também eleva naturalmente o nível de serotonina no cérebro.

6. Ômega 3

A deficiência do Ômega 3 tem sido associada com as alterações do nível de serotonina. Estudos mostram que existe uma forte relação entre os baixos níveis do componente e a depressão.

7. Iogurte

Sentir-se feliz não começa necessariamente na mente. O início pode acontecer no intestino, por exemplo, já que a maior concentração de serotonina é encontrada neste órgão e não no cérebro. Por isso, problemas digestivos podem afetar o humor.

8. Afeto

Quando estiver ansioso ou chateado, mantenha-se próximo das pessoas de quem mais gosta. Se apaixonar, abraçar, beijar, dar as mãos, são afetos que trazem bons resultados ao humor, pois desencadeiam a liberação de oxitocina, que tem grande influência na sensação de bem-estar, alegria e nível de estresse.

E aí, vamos aumentar a serotonina agora mesmo?

Se você não está conseguindo dedicar um tempo do seu dia (e, consequentemente, da sua vida) para cuidar da sua saúde física e mental é porque não está planejando adequadamente a sua rotina. Que tal conferir um e-book com dicas valiosas sobre a gestão do tempo? É só clicar aqui.

Fonte: Casa e Jardim

________

Leia mais:

* Autor do livro “Felicidade S.A. lista sete conselhos para você ser mais feliz no trabalho. Clique aqui e saiba mais.

* Como otimizar o tempo no trabalho? Clique aqui para saber mais.

* Cuide de si para ser feliz todos os dias. Para saber mais, clique aqui.


Deixe um comentário