Dicas para projetos de banheiros e lavabos

A revista Casa e Jardim preparou uma série de perguntas e respostas sobre banheiros. Isso porque, muitas vezes, estamos tão preocupados com a projeção dos quartos, cozinha e sala, que deixamos de lado esse espaço da nossa casa. Confira cada uma das dicas para renovar o seu espaço e, assim, garantir praticidade, bom gosto e segurança – especialmente para residências com idosos.

dicas-para-projetos-de-banheiros-e-lavabos

5 dicas para renovar o banheiro e o lavabo da sua casa

1 – Como acabar com o vazamento no box do banheiro?

Se o vazamento estiver no encontro dos perfis do box com as paredes e com o piso, a sugestão é desmontá-lo, retirar o silicone e limpar bem a área, e repassá-lo em todas as junções, refazendo a impermeabilização. Porém, se o vazamento for no andar inferior, é necessário pesquisar se o problema está no esgoto e concertá-lo. Pode ser também uma questão de impermeabilização no piso, e para isso é preciso refazê-la no contrapiso. As orientações são do arquiteto Salim Dib.

2 – Como deixar o banheiro mais seguro para os idosos?

Espaço livre, piso antiderrapante e barras de apoio são itens indispensáveis para garantir a segurança no banheiro, explica a arquiteta Cybele Barros, autora do livro Casa Segura – Uma Arquitetura para a Maturidade. “As barras de apoio devem ser fixadas nas paredes próximas ao vaso sanitário e na área do banho”, diz. Além do piso que não escorrega, tapetes com ventosas são boas opções. A profissional ressalta a importância de um box com no mínimo 80 cm de largura. Assim, o idoso pode se movimentar com conforto. No caso de reforma, “… sugiro construir um banco de alvenaria na área molhada”, afirma Cybele.

3 – Em uma casa, a suíte e o lavabo precisam ter o mesmo estilo ou podem ser bem diferentes?

Para garantir personalidade a sua casa, a dica é criar uma identidade para cada banheiro. Porém, ambos podem ter pontos em comum. A sugestão do arquiteto Toninho Noronha é que as louças e os metais sejam padronizados. Já em relação às cubas, mude medidas e formatos. Para o lavabo, por se tratar de um ambiente social, a ideia é que ele acompanhe a linguagem da sala ou living, podendo ter até o mesmo piso, segundo Roberto Negrete. As suítes devem priorizar revestimentos com baixo índice de porosidade e de fácil higienização. As pastilhas de vidro dentro do box são ótimas pedidas. Aposte em cores neutras e deixe os tons fortes, papéis de parede e os acabamentos que exigem renovação constante, reservados ao lavabo.

4 – Quais as plantas certas para usar na decoração dos banheiros?

Para locais fechados e úmidos como os banheiros, a paisagista Drica Diogo sugere o bambu-da-sorte (vendido em hastes de 30 cm a 80 cm), que se adapta a locais fechados e úmidos. Coloque a planta em um vaso com água e troque duas vezes por semana. A manutenção dessa espécie consiste em aparar a raiz a cada dois meses e retirar as folhas amareladas. Palmeira-ráfia, espada-de-são-jorge e lança-de-são-jorge também são boas escolhas para esses ambientes. Entretanto, elas exigem mais ventilação e iluminação natural.

5 – Cor preta nas paredes e no piso do banheiro faz com que ele pareça menor?

Na opinião das arquitetas Claudia Pimenta e Patricia Franco, sim. Cores escuras, de fato, passam a impressão de que o espaço é menor. Porém, as profissionais não descartam a proposta do preto na decoração, uma vez que a cor imprime requinte e elegância aos espaços e é menos propensa a ficar encardida. A sugestão é que esse tom seja utilizado em banheiros de movimento esporádico, como os lavabos.

Aproveite as sugestões para dar uma nova cara para sua casa e conquistar ambientes mais aconchegantes e modernos.

FONTE: Revista Casa e Jardim


Deixe um comentário