DIRETA, INDIRETA OU DIFUSA: ILUMINAÇÃO CORRETA VALORIZA OS AMBIENTES DA CASA

Você sabia que existem três tipos de iluminação e que elas precisam ser adequadas a cada ambiente do seu lar?

São elas: iluminação direta, indireta ou difusa. Cada tipo tem uma função específica para a sua casa ficar ainda mais confortável e aconchegante.

Leia, entenda e aplique!

24

Iluminação difusa

Essa é a forma mais popular de iluminação, aquela geral, instalada no teto e centralizada nos ambientes. Ela é muito eficiente para iluminar mesas de jantar e bancadas, pois distribui a luz de forma harmônica e homogênea. Uma dica: se você tem ambientes integrados é interessante criar circuitos de energia elétrica separados para os espaços, assim é possível escurecer um cantinho e clarear outro, de acordo com a ocasião.

Iluminação indireta

Esse tipo é perfeito para atividades focadas, como ler, estudar e costurar. Realizar essas tarefas com a luz muito próxima dos olhos pode prejudicar a visão a longo prazo. Luminárias, pendentes e lâmpadas penduradas são ótimas opções para criar esse tipo de iluminação.

Iluminação direta

Aposte nessa opção para destacar algum cantinho da casa, como uma peça decorativa, uma parede texturizada, aquela obra de arte que você adora ou qualquer item do lar que mereça estar sob pequenos holofotes. Spots e abajures são muito usados para este fim, valorizando a decoração do espaço.

Depois de ler essa matéria você acredita que a sua casa está bem iluminada?

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário