Disposição de espelhos é o segredo para garantir mais espaço

Está cada vez mais difícil encontrar uma residência espaçosa que não seja cara. Quem já adquiriu um imóvel e agora se sente apertado por conta dos exíguos metros quadrados pode lançar mão de técnicas que criam a impressão de que o ambiente ficou maior e mais aconchegante. Uma dessas saídas é usar espelhos.

Todos os cômodos da residência podem receber essas peças, de acordo com a arquiteta paulistana Silvia Bitelli. “Eles corrigem as dimensões dos ambientes, transformando locais apertados em locais pouco estreitos, e, se bem posicionados, podem até mesmo trazer a paisagem exterior para dentro da casa”.

No banheiro, por exemplo, o espelho pode ficar um pouco acima da pia – como ocorre tradicionalmente –, ou até mesmo vir da parte inferior da parede, aumentando a sensação de espaço e a luminosidade. “Uma dica importante para os banheiros e lavabos é usar a iluminação indireta, que fica entre o espelho e a parede. Isso vai evitar que o espelho passe por uma oxidação precoce, causada pelo vapor d’água do banho”, comenta Silvia.

Outra orientação da arquiteta é usar molduras, que não só deixam o espelho mais bonito como ajudam a prevenir acidentes. “Principalmente nos casos em que eles estão apoiados no piso ou em alguma mobília. Instalar molduras ajuda a não comprometer a lapidação do espelho e a evitar que o espelho se quebre por conta de um esbarrão. Essas molduras podem ser dos mais diversos materiais, até mesmo de couro e produtos recicláveis”, sugere.

Uma alternativa a essas peças é o vidro refletivo, mais fácil de limpar. “É uma opção que eu uso bastante em meus trabalhos e que também tem a função de aumentar o espaço, mas com um diferencial em relação aos demais espelhos: as cores. Dá para combinar os tons de acordo com a decoração que já existe na casa e, assim, criar um local aconchegante e diferenciado”, comenta Silvia.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra

 


Deixe um comentário