Financiamento de imóveis: qual banco escolher?

Um internauta da revista Exame  questionou o que deve pesar na hora da escolha do banco ao tomar o crédito imobiliário. Confira a resposta do especialista Marcelo Prata (fundador do site de comparação de financiamento imobiliário, Canal do Crédito) – com certeza, essa é uma dúvida que ronda muitas pessoas antes da aquisição de um imóvel, tendo em vista que muitos aspectos devem ser analisados: devo escolher o banco que viabilizou a construção do empreendimento? Devo confiar nos bancos que cobrem empréstimos? A portabilidade do meu salário é segura?

Vamos à resposta do especialista?

A pesquisa, comparação e o questionamento são fundamentais no momento de se tomar uma decisão tão importante como o financiamento imobiliário. Ao contrário do que possa parecer, nem sempre o banco que financiou a obra oferece as melhores condições para o empréstimo.

O importante, em todas as situações, é comparar não apenas a taxa de juros que o banco oferece, mas principalmente o CET (Custo Efetivo Total) do crédito, que inclui todas as despesas do financiamento, inclusive seguros e taxas administrativas cobradas pelo banco (veja quais bancos oferecem as menores taxas).

Solicite aos gerentes dos bancos que te forneçam o CET da operação, pois ele varia de acordo com a idade do tomador do empréstimo. Outro ponto a ser considerado é o tempo do financiamento. Não compensa você optar por um prazo maior do que 360 meses. Nesses 60 meses a mais (420 meses) há uma queda insignificante no valor da prestação, que não justifica estender o financiamento por todo esse tempo. Compare as taxas oferecidas pelos bancos em financiamentos com o mesmo prazo (360 meses).

O tempo para liberação do crédito depende da administração de cada banco e não necessariamente se a instituição financeira financiou a obra. Já presenciei casos em que o “novo” banco realizou o processo em um terço do tempo, mas isso não é uma regra.

Depois, envie a documentação para análise de crédito a todos os bancos. Somente após essa análise os bancos fornecem a carta de crédito. Apenas ao receber esse documento você terá a certeza de que o crédito foi aprovado. Ao comparar essas cartas, você deve optar pelo banco que oferecer o menor CET no financiamento.

Financiamento_de_imoveis_qual_banco_escolher


Deixe um comentário