Geeks ficam populares e influenciam decoração de ambientes

Antes, quem gostava de quadrinhos, mangás, bonecos, videogames e afins era visto como alguém excêntrico, sem estilo e completamente fora de moda. O tempo passou, geeks como Steve Jobs ficaram bilionários e hoje um dos programas de TV mais assistidos do mundo é The Big Bang Theory, que conta a história de quatro jovens amigos cientistas loucos por quadrinhos e videogames. Nada mais natural, portanto, que a decoração acabasse abraçando esse tipo de estilo. Até porque, como diz o arquiteto Guilherme Torres, “pessoas aficionadas pelo tema têm sempre uma memória afetiva muito forte”.

Torres, por exemplo, fez um projeto para um cliente que gostava de colecionar vários tipos de coisas, inclusive toy arts e bonecos de tiragem limitada. O arquiteto acabou incorporando as peças, adquiridas em anos de viagens ao redor do mundo, ao visual da residência. Mas não é apenas para clientes que o arquiteto adota esse tipo de decoração. Torres é, ele mesmo, um colecionador. “Sempre segui à risca meu coração e compro só o que gosto, sem preocupações com formalismos e estéticas pré-estabelecidas.”

A vida, no entanto, pode não ser muito fácil para quem está atrás de peças neste estilo. Muitas vezes, elas têm de ser importadas, e custam caro. Por isso, Janaina Marcelino abriu, junto com o marido, a loja virtual Casa Geek. Cansados de pagar altos preços de importação ou de simplesmente não encontrar as coisas que queriam, o casal agora cria as próprias peças e as vende. “Buscamos referências pela internet, entre o que está sendo mais falado, e aplicamos”. O site conta, atualmente, com 71 objetos que remetem a videogames, informática e séries de televisão. A popularidade de um seriado é fundamental para o sucesso de vendas. Assim, Janaina diz que, nas esteiras do sucesso do seriado The walking dead, coisas que remetem a zumbis estão atraindo muitos compradores.

Fernando Quines foi outro que transformou o hobby em empreendimento. Colecionador de toy art, começou o próprio negócio para vender os pequenos bonecos estilizados. No site da Côco Toy Art é possível adquirir a série que o artista criou, toda baseada na popular série mexicana Chaves. “Eu era fã e é uma série para crianças que também fascina adultos, como a toy art.” Além disso, há outras peças à venda, criadas com exclusividade por vários artistas. Mas quem quiser botar para fora o lado lúdico, consegue comprar, no site, bonecos em branco para customizar como quiser. “O que eu mais gosto é quando as pessoas me mandam as fotos do que fizeram”, conta Quines.

Fonte: Terra


Deixe um comentário