HOME OFFICE: COMO SE ORGANIZAR PARA TRABALHAR EM CASA?

Cada vez mais, o home office está fazendo parte da realidade dos brasileiros. Trabalhar em casa oferece benefícios para o empregador, que consegue economizar com todas as questões que envolvem um escritório (água, luz, energia etc.), e para o empregado, que tem a possibilidade de trabalhar no aconchego do seu lar.

No entanto, essa relação só é positiva se você consegue separar muito bem o momento trabalho com o “estou em casa”.

11

Você paz parte desse grupo, mas ainda não está sabendo como lidar com o home office?

Atenção para essas dicas que separamos para ajudar!

Espaço de trabalho

O home office oferece a possibilidade de acordar 5 minutos antes da hora que deve começar a trabalhar, mas pegar o computador e iniciar as atividades ainda na cama não é uma boa opção. Para que o dia renda, é importante que você tenha uma postura semelhante a que tinha no escritório.

Por isso, separe um cantinho da casa que tenha iluminação adequada, coloque uma mesa, uma cadeira confortável e trabalhe dali. Não deixe que a preguiça atrapalhe o seu resultado.

Roupa

A mesma coisa vale para a roupa. Acordar e ir para a mesa de pijama não mostra para o corpo que agora é hora de trabalho. Claro que não precisa se arrumar muito ou colocar uma roupa social, mas tirar o pijama é muito importante.

Mistura de tarefas

Você pode ter muita coisa para fazer em casa, mas não faça no horário de trabalho. O fato de estar em casa pode fazer com que você queira colocar a máquina de lavar roupa para bater enquanto está fazendo algo que seu chefe pediu. Misturar as tarefas da casa com as do trabalho nunca é uma boa opção. Resista à tentação e faça as coisas da casa antes ou depois do expediente.

Regras da casa

Algumas regras terão de ser mudadas. As pessoas que moram com você terão que entender que agora está tralhando em casa e que elas não poderão escutar música alta, fazer muito barulho ou te chamar várias vezes durante um certo horário. Você está ali, mas é como se não estivesse.

Organização

Se você é daquelas pessoas bagunceiras que mantinha a mesa do escritório arrumada pelo simples fato de estar num ambiente corporativo, atenção! A organização é um ponto que não pode ser abandonado. Mesmo no home office é preciso que você saiba onde está um documento ou que tenha espaço hábil na mesa de trabalho.

Relações

Você estava acostumado a ver e conversar com diferentes pessoas todos os dias, mas com o home office isso se distanciou. Para manter uma relação legal com quem trabalha, tente organizar um happy hour pelo menos uma vez por mês.

Seguindo esses passos você verá que o home office pode, sim, ser uma ótima opção. Bom trabalho!

Fonte: iG – Delas


Deixe um comentário