Labirinto de pedras se destaca em entrada de mansão

Fachadas de casa são quase sempre variações sobre o mesmo tema – porta e paredes. Numa residência no interior de São Paulo, o arquiteto Maurício Queiroz escapou dessa mesmice: para entrar no imóvel, é preciso passar por um jardim bastante incomum – em forma de labirinto, é composto por muros de pedra de 3,5 metros de altura, espelhos d’água e apenas quatro árvores.

Trata-se de um oásis projetado para a meditação, segundo Queiroz. O projeto parte de uma linguagem contemporânea, presente no uso de materiais próprios da região, como pedras, madeira, pedriscos e fulget (granito lavado). O telhado verde também contribui para a integração da arquitetura com o entorno, além de possuir qualidades térmicas, mantendo o frescor no interior da casa.

Queiroz criou espaços amplos, que integram as áreas social e íntima com a de lazer – da piscina ao campo de golfe. O uso de transparências dilui os limites entre interno e externo. “A caixilharia foi desenvolvida sob medida, com vidros imensos que vão do chão ao teto sem divisões”, explica. Dessa forma, a luz natural penetra por todos os lados, banhando desde as salas de estar e jantar até os dormitórios.

Fonte: Terra


Deixe um comentário