METRO QUADRADO X VALOR DO IMÓVEL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Saber calcular metros quadrados – ou seja, a área de uma superfície – é muito importante na arquitetura e na construção civil. Isso vale também para os moradores que optam por não contratar especialistas para o projeto e decidem tocar a reforma sozinhos.

“Quando pensamos em mobília e decoração, isso desempenha um papel crucial ao dimensionar adequadamente os móveis e selecionar os materiais certos”, diz Miguel Fernández, engenheiro civil mestre em engenharia urbana.

O QUE É O METRO QUADRADO?

Segundo o arquiteto Marcelo Macedo, o metro quadrado é a unidade de medida mais comumente usada em arquitetura e engenharia civil, indicada pelo símbolo “m²”. “Ela serve para medir espaços como casas, prédios e demais construções”, explica.

O cálculo representa a área de um quadrado com um metro de comprimento em cada lado. Sendo a área de um quadrado calculada a partir da multiplicação entre os seus lados, e considerando o metro como unidade de medida em questão, surge o nome “metros quadrados”.

COMO SE CALCULA O METRO QUADRADO?

Para calcular a área de um espaço ou superfície em metros quadrados, deve-se multiplicar a medida dos dois lados de um ambiente. “O metro quadrado é calculado multiplicando o comprimento pela largura de uma área. A fórmula é: Área (m²) = Comprimento (m) x Largura (m)”, diz Miguel.

Assim, explica Marcelo, se houver um ambiente retangular medindo 3 m por 5 m, a área desse cômodo será igual a 15 m². O arquiteto explica que é normal os terrenos não serem tão regulares e, nos casos em que a área em questão não corresponde a um quadrado ou retângulo, devemos realizar a conta em partes.

“Divida-os em formas geométricas mais simples, como retângulos ou triângulos, calcule a área de cada parte e some essas áreas para obter a metragem total do terreno”, orienta Miguel.

Por exemplo, se um terreno tiver dois lados diferentes, mas a mesma dimensão transversal, é possível encontrar o valor da área através da fórmula da área do trapézio. “Soma-se o lado maior ao lado menor. Divide a soma por dois e multiplica-se pela dimensão transversal”, diz Marcelo.

Caso haja dificuldade, o auxílio de um arquiteto ou topógrafo poderá sanar eventuais dúvidas.

HÁ DIFERENÇA ENTRE CALCULAR O METRO QUADRADO DOS AMBIENTES COM E SEM DIVISÓRIAS?

A medida do metro quadrado representa a área total de um espaço, incluindo todas as divisórias ou paredes internas.

No entanto, a área útil corresponde a uma medida menor do que a metragem total do espaço em uma construção. Isso porque, em um imóvel, há presença de paredes, pilares, corredores e outros elementos estruturais que ocupam espaço, reduzindo a área utilizável.

“Ao calcular o ambiente considerando as suas paredes, encontra-se o que é conhecido como área privativa. Já ao excluir as paredes e colunas, encontra-se a área útil”, explica Marcelo. Ele diz, ainda, que garagens e varandas são consideradas como área privativa, mas que não são calculadas como área útil.

AO QUE EQUIVALE 100 METROS QUADRADOS?

A medida de 100 m² pode ser um norte em alguns projetos. Se você está se perguntando ao que equivale esse número, saiba que ele representa uma área de 10 m de comprimento por 10 m de largura, formando um quadrado de 10 x 10 m.

Mas também pode equivaler, segundo Marcelo, a um terreno de 6 m de frente por aproximadamente 16,5 m de profundidade, por exemplo.

EM QUE SITUAÇÕES APLICAR O METRO QUADRADO?

O primeiro deles, segundo Marcelo, é usado na contagem de produtos manufaturados ou industrializados, como produtos elétricos, eletrodomésticos e itens de decoração. “Já o metro linear trata elementos que costumam ser longos, como barras e perfis metálicos e itenss estruturais de madeira”, diz o arquiteto.

Mas a medida também é utilizada para dimensionar sistemas e produtos aplicados em superfícies. “Muitos produtos da construção civil são medidos a partir do metro quadrado, incluindo tintas, azulejos, laminados, drywall, revestimentos de parede, papel de parede, entre outros”, diz Miguel

Segundo ele, isso ajuda a determinar a quantidade necessária de materiais para cobrir uma determinada área.

O tijolo é outro objeto crucial na construção associado à medida. O engenheiro explica que, no entanto, o número de tijolos necessários por metro quadrado pode variar dependendo do tamanho e do tipo de tijolo, bem como do método de construção. “Normalmente, para alvenaria comum, cerca de 50 a 60 tijolos por metro quadrado são usados como uma estimativa geral”, diz.

A quantidade de placas cerâmicas por metro quadrado também varia conforme o tamanho da placa. “Por exemplo, se as placas têm 30 x 30 cm, você precisaria de 11 unidades para cobrir 1 m²”, completa Miguel.

METRO QUADRADO X VALOR DO IMÓVEL

Para saber quanto vale o metro quadrado de seu imóvel, divida o preço total do imóvel por sua área em metros quadrados. “Vários fatores influenciam esse valor, incluindo localização, demanda, qualidade da construção, infraestrutura na área, entre outros. Quanto mais valorizados forem esses fatores, maior será o valor do metro quadrado”, diz Miguel.

Marcelo acrescenta outro ponto importante: a urgência, que pode aumentar a oportunidade de barganha. “No caso de alguém que quer muito comprar um apartamento específico, ou um vendedor que precisar muito vender um imóvel para quitar dívidas, grandes oportunidades ocorrem aí”, finaliza o arquiteto.

Você quer saber quanto vale o metro quadrado com a Proma?

Vem! Nós esperamos você para um café e uma conversa.

Fonte: Casa Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário