More bem – super bem! – em apartamentos pequenos

A Proma Construções e Negócios constrói empreendimentos de alto padrão, cujos apartamentos são amplos e espaçosos. Mas, para atender a todos os tipos de perfis de clientes, já entregou dois condomínios residenciais – das Árvores e das Pedras – por meio do Minha Casa Minha Vida, que é vinculado ao Governo Federal. Ainda em 2015, iniciam as construções do terceiro edifício pelo programa, o Condomínio das Águas, que também está localizado no bairro João Pessoa, em Jaraguá do Sul.

 

São apartamentos menores, mas com muita qualidade de vida – o Condomínio das Águas, por exemplo, oferecerá apartamentos de dois e três dormitórios, sacada com churrasqueira e garagem coberta.

 

O repórter Nilbberth Silva, da revista Casa.Abril (http://goo.gl/847yhE), preparou algumas dicas preciosas sobre como decorar o seu pequeno lar para deixá-lo ainda mais aconchegante. Confira.

 

morar-bem-em-apartamentos-pequenos

Já ouvimos muitas vezes o ditado de que “menos é mais”. Podemos aplicar essa máxima quando pensamos em imóveis.  Com a vida corrida que levamos, atualmente, espaços pequenos, porém, funcionais estão ganhando mais adeptos. O arquiteto Graham Hill, fundador da Life Edited, uma empresa de design para quem mora em espaços pequenos, defende que para ter uma vida boa, não é preciso uma casa grande nem muitos móveis. “Estamos confundindo espaços grandes com qualidade de vida”, resume o profissional, que ajudou a projetar apartamentos de 19 m² em São Paulo e vive em um de 38 m², em Nova York.

 

Confira os enganos e acerte na hora de decorar:

 

  1. ERRO: Não planejar a casa de acordo com suas necessidades. Apartamentos pequenos exigem poucos móveis. Evite desperdiçar espaços, enchendo a casa com objetos que não serão utilizados. Se você recebe visitas raramente, invista em uma mesa de quatro cadeiras, ao invés de seis. Caso nunca leia os livros que guarda, vale à pena doá-los e liberar espaço nas prateleiras.

COMO EVITAR: Faça escolhas. Compre somente aquilo que realmente irá utilizar e atenderá suas necessidades do dia a dia. “Você precisa decidir o que é mais importante para você”, diz Hill.

 

 

  1. ERRO: Manter eletrodomésticos e eletrônicos pouco usados. Se você raramente faz pão em casa, porque manter uma máquina de pão na prateleira? O mesmo vale para a vitrola antiga, sem discos ou para o computador se você só usa tablet ou celular para acessar a internet. Muitas vezes não queremos nos desfazer de alguns objetos, seja por preguiça ou por valor sentimental. Mas, saiba que manter somente o necessário irá ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

COMO EVITAR: Use os serviços da cidade. Apartamentos no centro da cidade costumam ser pequenos por causa do alto preço dos terrenos, valorizados por comércio e infraestrutura nas proximidades. Em vez de gastar espaço, use serviços como padarias e cinema e lan houses,

 

  1. ERRO: Exagerar no número de estantes abertas. Paredes com muitas prateleiras e sem funcionalidade deixam o ambiente visualmente pesado. Além de diminuírem a sensação de amplitude.

COMO EVITAR: Uma boa dica é instalar armários com portas de cores claras e sem estampas. “Superfícies lisas tornam o ambiente menos claustrofóbico”, diz Hill.

 

  1. ERRO: Abusar das luminárias de chão. Essas peças costumam roubar preciosos centímetros quadrados e, com frequência precisam de mais espaço para ser admiradas.

COMO EVITAR: Adote lâmpadas no forro. Assim como as luminárias de chão, as lâmpadas embutidas e spots (pequenos canhões de luz) permitem criar ambientes de iluminação variados.

 

Adotando algumas dessas dicas você verá como é fácil tornar seu imóvel pequeno melhor aproveitado.

 


Deixe um comentário