NÃO TENHA MEDO! SAIBA COMO USAR A PANELA DE PRESSÃO CORRETAMENTE

Você prefere passar horas na cozinha preparando uma refeição em panelas normais simplesmente para evitar a panela de pressão? Então esse texto é para você 😉

A panela de pressão surgiu em meados do século 17 e foi inventada para acelerar o cozimento de alimentos mais duros e consistentes. Ela veio para o bem, mas ainda assim não é difícil encontrar “alguém que conhece alguém” que viveu a experiência de explodir uma panela de pressão.

Sim, panelas de pressão podem explodir! Mas, só se você as utilizar de forma incorreta ou não fizer a limpeza adequada. Com o avanço da tecnologia, algumas marcas desenvolveram panelas que zeram o risco de acidentes utilizando uma espécie de “escape” acionado no caso de todos os dispositivos de segurança normais falharem.

De olho na qualidade

Parece óbvio, mas o primeiro fator a ser levado em conta na hora de comprar uma panela de pressão é a qualidade – não se deve confiar em nenhuma panela que não trouxer o selo de qualidade do Inmetro.

O órgão realiza testes conforme os requisitos que os produtos devem cumprir. Comprar produtos de procedência duvidosa significa ter em casa um objeto perigoso e nada confiável.

Hora de colocar as mãos na massa

Certo, você já tem uma panela devidamente segura em casa, e agora? Em primeiro lugar, nada de cozinhar “a olho”; escolha uma receita e fique atento em todas as instruções, principalmente no tempo de cozimento daquele alimento.

A regra número um na hora de colocar as coisas na panela é: não é possível utilizá-la sem água, já que esse tipo de panela cozinha os alimentos com vapor.

Após colocar tudo dentro da panela, o próximo passo é tampá-la e colocá-la em fogo alto. Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando. Isso acontece porque ela passa a dosar a quantidade de vapor quando o conteúdo pega fervura. Nesse momento, você não precisa mais manter o fogo alto.

É importante, porém, não largar a panela no fogo e deixá-la totalmente sozinha. Quando a válvula da panela de pressão está mal higienizada, com algum tipo de defeito ou quando a borracha circular que veda a panela está estragada, ela pode parar de funcionar, ou seja, parar de dosar o vapor preso dentro da panela. Se o pino parar de chiar depois do alimento já ter levantado fervura, desligue o fogo imediatamente e deixe tudo esfriar antes de abrir e verificar o que há de errado.

Xô, pressão!

Nada de ser curioso e tentar descobrir o que acontece se a panela for aberta quando ainda há pressão. Para que o vapor saia, é necessário desligar o fogão e esperar que a panela esfrie, processo que acontece de forma gradativa.

Para acelerar o processo, você pode colocar a panela dentro da pia da cozinha e deixar cair um jato de água fria nas laterais, mas, apenas nas laterais e sem submergir o utensílio, já que a válvula não deve entrar em contato com a água nesse momento.

Bem limpinha e conservada

A forma como você lava sua panela de pressão também influencia na segurança. Na hora de lavar, a borracha circular deve ser retirada e limpa para evitar que haja acúmulo de resíduos. Após muito tempo sendo utilizada, é natural que esse anel fique rígido e quebradiço, fazendo com que ele não vede mais a panela corretamente. Nesse caso, é importante substitui-lo por um de mesma qualidade.

Fazer a limpeza da válvula de segurança também é extremamente importante. Como ela possui diversos furinhos, lave-a com água corrente, certificando-se de que eles não estão tampados. Se estiverem, você pode usar um palito de dentes para desobstrui-los. Na hora de guardar, não armazene a panela tampada.

Além da limpeza, é importante conservar muito bem a panela de pressão. Se ela foi verificada pelo Inmetro, isso significa que substituir alguma parte que dê defeito por uma peça qualquer pode fazer com que ela deixe de ser segura. O ideal é procurar partes que sejam iguais às originais. Dessa forma, ela dura por mais tempo e – o mais importante de tudo – não explode.

E aí, preparado para usar a panela de pressão sem medo?

Fonte: Delas – iG

_____

Leia também:

  • Praticidade: clique aqui e confira quais são as panelas e os utensílios que dão mais agilidade na cozinha.

Deixe um comentário