NASA: 5 PLANTAS QUE PURIFICAM O AR DA SUA CASA

Você sabia que existem plantas e flores que melhoram a qualidade do sono e o nosso bem-estar? A descoberta é do final dos anos 80, quando a NASA se juntou com profissionais de diversas áreas para criar um estudo sobre como as plantas em diferentes ambientes podiam purificar o ar.

O Jornal da Sociedade Americana de Ciência Agrícola provou que a ciência funciona e explica que os principais componentes da poluição atmosférica são frequentemente associados com o ar exterior, mas que eles também se infiltram em ambientes fechados como casas e escritórios. Tirando por base que as pessoas nos países industrializados gastam de 80-90% do seu tempo dentro de casa ou do trabalho, eliminá-los deveria ser uma prioridade para a saúde.

Apesar dos dados parecerem um pouco antigos, o documento é o mais completo e se mantém atual até a data. O projeto teve início quando a NASA buscava encontrar as melhores maneiras de limpar o ar em estações espaciais, já que os astronautas estão sempre ‘trancados’ em um pequeno espaço com ar reciclado. Precisava haver alguma solução para remover as substâncias tóxicas dali.

Bill Wolverton, que hoje dirige a ONG Wolverton Environmental Services, diz que as recomendações da época continuam valendo. Ele também sugere misturar vários tipos de espécies: “como cada planta tem seu potencial, é bom ter variedade, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar”.

Confira!

49

1. ALOE VERA/BABOSA (Aloe vera): além de ser usada há mais de 6 mil anos para doenças, curar feridas e queimaduras, a Aloe Vera ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza e tintas, como o formaldeído e benzeno. O mais legal é que, quando a quantidade de substâncias nocivas no ar torna-se excessiva, as folhas da planta apresentam manchas em tom castanho.

50

2. GERBERA (Gerbera jamesonii): é eficaz na remoção de tricloroetileno. É também boa para filtrar o benzeno que vem em tintas. Pode ser colocada na lavanderia, sala ou quarto – mas é preciso deixar na luz solar diretamente.

51

3. ESPADA DE SÃO JORGE (Sansevieria trifasciata): é eficiente na absorção de dióxido de carbono, além de liberar oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz este processo durante o dia). Um bom local para deixá-la é no banheiro.

52

4. SAMAMBAIA (Nephrolepis Exaltata): a samambaia funciona como um verdadeiro umidificador natural, melhorando as condições de ar dentro de casa. E por conta dessa liberação de umidade no ar, a planta remove poluentes como benzeno, formaldeído e xileno, além de fornecer ar limpo dentro das residências. Ela cresce melhor sob a luz do sol e em condições úmidas.

53

5. CRISÂNTEMO (Chrysantheium morifolium): as flores coloridas que você adora presentear sua mãe podem fazer muito mais do que iluminar a sala de estar dela. O Crisântemo ajuda a filtrar o benzeno, que é comumente encontrado em colas, tintas, plásticos e detergente. Esta planta ama luz, portanto é bom deixá-la perto de uma janela aberta.

Nós curtimos muito essa matéria. E você?

Fonte: Follow The Colours


Deixe um comentário